Aracaju completa um mês de vacinação contra influenza com baixa adesão da população
A vacina contra a influenza não faz parte do calendário vacinal. Isso significa que a oferta desse imunizante acontece apenas durante a campanha anual, que completa uma mês sendo realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta sexta-feira, 5. Nesse período, foram vacinadas pessoas do grupo prioritário, o que representa pouco mais de 20% do público-alvo.
A campanha segue com a imunização até o dia 31 deste mês. De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, em 2021, apenas 53,66% do grupo prioritário foi imunizado. Já em 2022, Aracaju chegou a 96,85% da meta.
“Este ano, já foram vacinados pessoas do grupo prioritário, o que equivale a 21,65% da meta, que é vacinar 90% do grupo prioritário. Apesar de todas as estratégias implementadas pela Secretaria Municipal da Saúde, como horário estendido durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde, pontos de vacinação nos três shoppings da capital, de segunda a sábado, a cidade tem baixa adesão da população. Por isso, a SMS irá realizar no próximo sábado, 6, o Dia D de vacinação contra a influenza, com pontos de vacinação em 14 UBSs e também nos shoppings”, explica.
A formulação da vacina é anualmente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas do vírus que circularam no ano anterior. O imunizante contra a Influenza pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19.
Dados de atendimento
A Secretaria da Saúde de Aracaju reforça que a imunização contra a influenza é importante porque impacta diretamente nos números de atendimento de síndrome gripal. Desde março, a SMS registra crescimento de casos: foram atendimentos a síndromes gripais na semana de 26/3 a 1/4; na semana de 02/4 a 08/4; de 9/4 a 15/4, foram registrados atendimentos; de16/4 a 22/4, foram registrados atendimentos; e, na última semana, de 23/4 a 29/4, foram registrados atendimentos na rede municipal.
Público apto a se vacinar
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Pontos de vacinação
Nas 45 UBSs, a vacina contra a influenza ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; entre estas, 16 Unidades possuem horário estendido, até as 18h, são elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho e Onésimo Pinto.
Já as unidades com horário estendido, das 8h às 18h, para vacinação contra covid-19 e influenza, são as UBSs: Augusto Franco, Marx de Carvalho, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto. Nos shoppings, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 10h às 16h. Para receber os imunizantes contra covid e influenza é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência de Aracaju, além do cartão de vacina.
Fonte: Agência PMA