Prefeitura mantém força-tarefa na antiga Zona de Expansão para mitigar pontos de alagamento

Ante os acumulados de chuva acima da média histórica ao longo do mês de maio em toda a capital, a Prefeitura de Aracaju tem atuado diuturnamente para minimizar possíveis transtornos para a população, sobretudo nos bairros da antiga Zona de Expansão, onde o saturamento do solo tem provocado alagamentos em dias de chuva mais intensa. Neste sentido, desde o dia 23 de maio, uma força-tarefa composta por equipes da Defesa Civil, Empresa de Obras e Urbanização (Emurb) e da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza um trabalho intensificado nessa região da cidade.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a Zona de Expansão não enfrentava problemas semelhantes desde 2010 e isso ocorre em virtude do intenso volume de precipitação e a consequente saturação do solo, que permanece encharcado.

“O trabalho que a Defesa Civil, Emurb e Emsurb estão fazendo no local é em busca de uma resiliência maior na área, com bombeamento da água acumulada através de caminhões-pipa e com a dispersão dessa água no rio. Além disso, recorremos a um mapa de 2010 para identificar a existência de canais que levavam essa água para o rio, mas que foram assoreados. Por isso, estamos abrindo valas e canaletas que façam esse trabalho e chegamos a quatro quilômetros de canais feitos ao longo de quatro semanas”, detalha o secretário.

Ainda de acordo com Silvio Prado, alguns condomínios da região, que contam com lagoa na sua área interna, não estavam cumprindo um dos requisitos que garantem a licença ambiental, que é o bombeamento dessa água para o rio, principalmente neste período chuvoso. Por conta disso, explica ele, “esses locais estão sendo notificados pela Emurb e em caso de permanência do descumprimento da ordem haverá aplicação de multa”.

“É um trabalho hercúleo, temos vários problemas, no sentido desses alagamentos, porque as lagoas estão saturadas, por isso estamos com uma sensibilidade muito grande às chuvas. Não tem chovido com volumes altos ao longo dos últimos dez dias, mesmo assim toda nossa concentração de esforços está na Zona de Expansão, porque é uma área que está sensível, em consequência do solo saturado e das lagoas cheias e saturadas também. Estamos bombeando a água, mas o lençol freático recupera ela e enche a lagoa novamente, então todo este trabalho segue sendo feito e não vamos parar enquanto a situação não estiver normalizada, faça chuva ou sol”, enfatiza o secretário.

Atualmente, nenhuma via da Zona de Expansão está interditada por conta de alagamento e não há registro de ocorrência grave na região. Todavia, a Prefeitura permanece com a força-tarefa mobilizada na região, conforme salienta Silvio. “A pretensão é deixar todos os bairros da Zona de Expansão com uma condição melhor de resiliência com relação às chuvas que ainda estão por vir, afinal, estamos no período mais chuvoso do ano, que é entre maio e junho”.

Recorde de chuvas
Tradicionalmente, maio é o mês mais chuvoso na capital sergipana, no entanto, este ano, a intensidade de chuvas registradas neste mês alcançou índices recordes. Foram 537,3 mm de precipitação ao longo dos 31 dias de amio, quase o dobro da média histórica, que é de 274 mm.

Em virtude do grande volume de chuvas, a Defesa Civil de Aracaju atendeu 283 ocorrências neste período, sendo 78 delas em apenas um dia, todas sem gravidade. Ao todo, 51,6% dessas ocorrências foram de solicitações relacionadas à avaliação de risco estrutural e 23,8% para alagamentos. A Defesa Civil atendeu ainda outras 17 ocorrências de colapso estrutural – sem registro de vítimas – e 31 interdições totais ou parciais de imóveis.

Comitê de Gerenciamento Crise
Para lidar com situações como essas, o prefeito Edvaldo Nogueira criou na capital um Comitê de Gerenciamento de Crise, uma iniciativa que tem como finalidade discutir estratégias para que Aracaju lide de forma efetiva com os períodos chuvosos. Neste comitê é apresentado anualmente o Plano de Contingência, que traz comparativos de chuvas registradas em anos anteriores, previsão para o ano em vigência e outros dados que direcionam a gestão municipal para enfrentar momentos de alto índice pluvial, como o registrado em maio.

O Comitê de Gerenciamento de Crise envolve várias secretarias do município num trabalho conjunto e planejado para agilizar os atendimentos à população em situação de emergência. Dentre as pastas que compõe o Comitê, estão as Secretarias Municipais da Saúde (SMS), Comunicação Social (Secom), Assistência Social (Semfas), Defesa Social e Cidadania (Semdec), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e as Empresas Municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb).

A Prefeitura conta também com um serviço de alerta por SMS que é enviado para todos os moradores da capital sergipana que têm seu número de telefone cadastrado no sistema da Defesa Civil. Quando há previsão de chuvas intensas, um informe é enviado para cada contato, levando em consideração o CEP cadastrado no sistema, para que a população possa se prevenir contra possíveis imprevistos.

Cidade resiliente
Aracaju faz parte de um grupo seleto de 338 cidades em todo o mundo classificadas no mais alto nível da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR/ONU), o que dá à capital o título de “Cidade Resiliente”. Isso ocorre graças às ações de prevenção ao longo do ano, principalmente nos períodos mais secos, que garantem a redução de problemas durante os meses de maior índice de chuvas.

De maneira regular, a Emsurb e a Emurb asseguram a limpeza preventiva de canais e das redes de micro e macrodrenagem e a realização de obras de drenagem, garantindo o escoamento das águas pluviais, o que evita alagamentos e possíveis transtornos e prejuízos à população nos períodos de chuva. Além disso, a Semdec, por meio da Defesa Civil, atua na identificação dos principais pontos de alagamento da cidade, orientando e auxiliando o trabalho das outras secretarias envolvidas nesse trabalho preventivo.

Também para auxiliar a população a se prevenir, a Prefeitura disponibiliza ainda a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site , possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.

Fonte: PMA