São Cristóvão se empenha em reduzir as filas para cirurgias eletivas no Programa Opera Sergipe

No último sábado (22), representantes e usuários da saúde de São Cristóvão estiveram presentes no lançamento do Programa “Opera Sergipe”, que foi iniciado às 8h no Centro Especializado de Reabilitação – CER IV, localizado no bairro Capucho, em Aracaju. Com solenidade de inauguração e atendimento aos pacientes, os sancristovenses que foram ser atendidos sairão com suas cirurgias agendadas e exames regularizados.

O programa do governo de Sergipe tem o intuito de ampliar a oferta de cirurgias eletivas para os usuários da saúde pública dos 75 municípios sergipanos, diminuindo o tempo de espera desses pacientes. A expectativa é que mais de 10 mil cirurgias sejam realizadas em todo o estado.
Os esforços para a redução das filas de procedimentos cirúrgicos eletivos foram instituídos nacionalmente por meio da Portaria GM/MS nº 90, de 03 de fevereiro deste ano, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas Cirúrgicas Eletivas, que também tem a finalidade de reduzir a fila de exames e consultas.

A Secretária Municipal de Saúde do município, Fernanda Santana, esteve presente na solenidade e explicou que essas filas para cirurgias eletivas aumentaram muito devido à pandemia, por terem sido adiadas e restritas durante esse período.

“Para nós é de fundamental importância. Nós sabemos que a oferta de alguns procedimentos são de responsabilidade do estado e os usuários estavam com essas pendências. Ficamos bastante felizes com o que vem para beneficiar nossos usuários e esperamos que esse programa se perpetue de uma forma que não seja represado mais nenhum tipo de procedimento necessário e que os usuários sejam atendidos dentro de suas necessidades”, espera Fernanda.

No evento inaugural, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão levou o grupo de pacientes locais que já estavam com todos os exames em dia para realizarem o cadastro e agendamento de seus procedimentos. Na ocasião, foram oferecidos transporte e alimentação, bem como o apoio institucional necessário.
Mylena Freire, coordenadora de Transporte Sanitário do município, conta que a logística para o apoio dos pacientes de São Cristóvão esteve sob a responsabilidade da equipe técnica da Secretaria de Saúde. “Pela manhã, já distribuímos os kits de lanche para todos os usuários. No almoço, serviremos todas as quentinhas e pela tarde também oferecemos lanches. Nossos usuários estão muito bem assistidos”, garante.

Fonte: PMS