Estudantes da Barra dos Coqueiros disputarão final da 15º Olimpíada Nacional da História do Brasil

    Entre 30 mil equipes de todo o país, três estudantes da Barra dos Coqueiros se classificaram para a final da 15º Olimpíada Nacional da História do Brasil. O evento, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto em Campinas, no interior de São Paulo, é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

    Entre as finalistas estão as Clesia Eduarda, de 15 anos e a Ana Luiza, de 16 anos. Ambas, cursam o ensino médio da Escola Estadual Professor José Franklin, mas a base das estudantes foi na rede municipal de ensino da Barra dos Coqueiros, onde estudaram na Escola Profª Creuza Gomes dos Santos e na Escola Municipal Profº João Cruz. Juntas, elas se superaram, passando por seis etapas online da competição nacional. Outra finalista é a Bárbara Estefany Oliveira Silva, de 16 anos. Ela é natural de Nossa Senhora do Socorro e adotou a Barra para morar. No município, estudou na Escola Profª Creuza Gomes dos Santos e atualmente cursa o 1º ano na Escola Estadual Professor José Franklin.

    “Tudo começou com uma proposta para participar de uma olimpíada feita pela professora Adinagrruber da Conceição Lima que foi a nossa instrutora durante todo o processo da realização da tarefa. De início ficamos com o pé atrás porque não sabíamos muito bem do que se tratava, mas mesmo com todas as dúvidas e segurança participamos. É a primeira vez que a equipe do colégio chega na final. Então é muito gratificante para a gente”, explicou a estudante Clesia Eduarda.

    A fase final, terá como tema central “Povos originários do Brasil”, onde as estudantes barracoqueireneses farão uma prova dissertativa. “Todas as quintas-feiras elas se reuniam de forma online, com o apoio da professora de história Adinagruber, para participarem do encontro com todos os professores do país que estavam envolvidos com a Olimpíada. Com o decorrer das fases e as dificuldades de cada etapa, esse número foi diminuindo, restando apenas 340 equipes de todos os estados brasileiros, quatro em nosso Estado, sendo uma equipe em nosso município”.

    Mais que representatividade, a participação das estudantes na competição representa uma conquista para a rede municipal de ensino da Barra.

    “A educação transforma vidas, somente por meio dela, conseguiremos um futuro melhor. A importância dessas meninas representar o município de Barra dos Coqueiros, está relacionada à inclusão, diversidade e participação cívica. Ao terem representantes que vivenciam a realidade da educação pública, as políticas e decisões municipais podem ser mais sensíveis às necessidades e desafios específicos enfrentados por essas alunas. Além disso, isso promove a inspiração e o empoderamento de outras estudantes, mostrando que é possível superar obstáculos e alcançar posições de liderança, independentemente de sua origem socioeconômica”, destacou a professora da rede municipal, Deisiane Gama.

    Secom/Barra dos Coqueiros