Projeto de Trabalho Social conclui curso de portaria no Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres
A Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), encerrou o curso de portaria realizado no Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março. O objetivo do curso é levar conhecimento e qualificação profissional para as famílias beneficiadas com moradias no local.
O encerramento do curso ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), anexo ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) 17 de Março, e contou com a participação de 20 alunos. O PTS é executado pela empresa Oliveira Consultoria, com o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social, e faz parte das ações desenvolvidas no âmbito do programa Pró-Moradia, do Governo Federal.
Patrícia Oliveira, responsável técnica pelo PTS, destacou que a conclusão do curso de portaria representa mais uma oportunidade de qualificação para a comunidade do Residencial Mangabeiras. Além disso, ela ressaltou que outros cursos serão oferecidos até o final do projeto.
“A turma do curso de porteiro foi concluída nesta segunda-feira, com 20 vagas ofertadas. Em breve, estaremos abrindo uma segunda turma. Além disso, teremos cerca de 19 outras iniciativas entre cursos e oficinas até o final de maio. Entre elas, destacam-se o curso de eletricista básico residencial, a segunda turma de agente de limpeza e conservação, cursos na área de beleza, como design de sobrancelha, entre outros”, afirmou Patrícia.
O objetivo principal do curso, de acordo com a responsável técnica, é fortalecer ações que estimulem o empreendedorismo imediato e a empregabilidade. Ela ressaltou a importância da qualificação contínua para os moradores, destacando que as empresas valorizam candidatos que buscam constantemente conhecimento.
Sileide Severo Silva, diarista e participante do curso de agente de limpeza e conservação, afirmou que os cursos oferecidos pelo PTS são benéficos para os moradores do bairro, pois proporcionam um ambiente de estudo e os tiram da zona de conforto.
“Muitos conteúdos bons foram abordados no curso de portaria, o que foi satisfatório para quem deseja atuar na área. Já podemos distribuir currículos para buscar oportunidades. A professora foi excelente. Pretendo continuar fazendo cursos, pois é uma forma de nos qualificarmos e estarmos preparados caso surja uma oportunidade de emprego”, concluiu Sileide.
Para Maria Dênia do Nascimento Santos, dona de casa, o curso foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos e manter-se qualificada para o mercado de trabalho. Ela ressaltou a importância do certificado como forma de comprovar sua aprendizagem e credibilidade.
“Foi uma experiência maravilhosa e significativa. Aprendi mais sobre segurança e portaria e agora posso colocar em prática tudo o que aprendi com o certificado. Ele dá credibilidade e a certeza de que estou qualificada e pronta para desenvolver as competências necessárias”, destacou Maria.
Maiara dos Santos Andrade, também dona de casa, afirmou que o curso é uma chance de se destacar dos demais candidatos a vagas de emprego devido à qualificação adquirida.
“Eu achei excelente. Foi uma boa oportunidade para nós aprendermos, especialmente sobre portaria. Atualmente, estou desempregada, então essa foi uma oportunidade de me qualificar para o mercado de trabalho”, ressaltou Maiara.
P&P