ELESE completa duas décadas de impulsionamento à cidadania e ao conhecimento

Durante sessão especial realizada na tarde desta quarta-feira (20), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), promoveu uma atividade oficial em comemoração à marca de 20 anos de atividades culturais, sociais, educacionais, democráticas e cidadãs desenvolvidas pela Escola do Legislativo João de Seixas Dória (ELESE). Paralelo aos parlamentares que compõem a 20ª Legislatura, marcaram presença: ex-deputados, ex-gestores da Escola do Legislativo, servidores, convidados, e funcionários com maior tempo de serviço prestado na Alese. Antônio Passos Sobrinho, parlamentar em 2003 – e autor da propositura que resultou na criação da ELESE –, foi convidado de honra. Durante a cerimônia, placas alusivas à marca histórica foram entregues à 41 homenageados.

EEscolhido para discursar em nome dos 24 deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa, o parlamentar Georgeo Passos (Cidadania) destacou a representatividade protagonizada pela Escola para com os profissionais que atuam no Poder Legislativo, bem como ao público externo, o qual, de forma frequente, se depara com a oportunidade de participar de palestras, cursos e debates. Criada pela resolução de n° 22 de 24 de setembro de 2003, a ELESE está localizada no prédio histórico do Palácio Fausto Cardoso, na praça que leva o mesmo nome, antiga sede da Casa Legislativa Estadual. A estrutura foi restaurada em junho de 2015 por intermédio da 18ª Legislatura. A ELESE tem por finalidade principal promover, preparar e executar ações de formação, capacitação, aperfeiçoamento e valorização de servidores.

“Estamos vivenciando um momento especial, que marca a história da nossa Assembleia Legislativa. Sinto-me honrado e privilegiado em poder, nesta solenidade, enaltecer o apreço que os deputados estaduais sergipanos sempre tiveram com a Escola do Legislativo. Um ambiente de valorização da nossa cultura, democracia e, sobretudo, dedicado para a qualificação dos nosso servidores; tive a felicidade de presenciar o nascimento deste projeto quando meu pai, o ex-deputado Antônio Passos Sobrinho, apresentou a propositura”, destacou Georgeo Passos. Visivelmente emocionado, o deputado completou destacando: “a proposta de criação da ELESE foi apresentada, e, naquele 24 de setembro de 2003, aprovada por unanimidade. Hoje estamos aqui, juntos, para celebrar estes 20 anos de ampla prestação de serviços.”

O primeiro curso realizado pela Escola ofertava conhecimento técnico sobre informática e as tecnologias naquele início de segundo milênio. A turma inicial foi composta por deputados, assessores parlamentares e técnicos lotados em diretorias administrativas. Este ano já foram realizados, por exemplo, um curso destinado à atualização da Lei de Proteção de Dados; Oratória e Linguagem Corporal; Licitação; além de Writer Básico e Write Avançado; até o final do ano o local também vai sediar um evento destinado ao estudo sobre a ‘Relação interpessoal e ética’. “Para nós que estamos na administração, é uma satisfação extraordinária poder vivenciar esta sessão especial. Muitos cursos já foram realizados durante este ano de 2023, e muitos outros estarão à disposição. Nesta data especial também contamos com a presença do Corales – Coral da Alese -, que no próximo mês de dezembro atinge a marca de 19 anos”, destacou Telma Rios, diretora da Elese.

“Um trabalho muito bem elaborado há 20 anos, que foi abraçado naquele momento por todos os deputados, e, que, de igual modo, segue até a atual legislatura. Quero aqui parabenizar a todos os profissionais que sempre se doaram em prol da Escola; para mim também é uma satisfação participar desta data comemorativa. Espero que a Elese multiplique esta marca por mais 20, 40 anos… quem ganha são os servidores e a sociedade em geral”, avaliou o deputado. Paralelo às atividades desenvolvidas pela respectiva direção, a Elese ainda concede o auditório e salas para que instituições públicas possam realizar eventos, debates e discussões. O espaço também é destinado ao mandato dos deputados estaduais que frequentemente realizam seminários, debates, audiências públicas promovendo encontros com os mais diversos segmentos da sociedade.

Compartilhando com a mensagem final do presidente Jeferson Andrade, o ex-deputado Antônio Passos Sobrinho destacou a qualidade técnica dos profissionais que desde 2003 ajudam a manter a Escola do Legislativo João de Seixas Dória. “Defendo que cada presidente deve deixar sua marca na gestão; a criação desta escola, a qual tive um grande apoio dos deputados e servidores que formavam o quadro funcional da Alese, é um dos legados que deixei. Fico feliz que a ELESE continua cada vez mais firme, e sendo conduzida por uma equipe brilhante, dedicada às causas que a Escola decidiu abraçar desde o primeiro momento em que foi elaborada”, avaliou.

alese