Prefeito Edvaldo acompanha lançamento da etapa Aracaju do programa Opera Sergipe
Ao lado do governador Fábio Mitidieri, o prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta quinta-feira, 7, o lançamento da etapa Aracaju do Opera Sergipe, programa realizado pelo Governo do Estado. A iniciativa, que já contempla os demais 74 municípios sergipanos, chega à capital do Estado com a meta de realizar cirurgias eletivas, para pacientes regulados, no Hospital e Maternidade Santa Isabel, no bairro Santo Antônio.
“Este é um projeto muito importante. A Prefeitura de Aracaju já vinha realizando este trabalho, para zerar as filas dos procedimentos represados em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas com esta parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado, a ação será ampliada. Com o Opera Sergipe, aracajuanos que necessitam de cirurgias de média complexidade serão atendidos. Com isso, a fila andará bastante e melhoramos a vida daquelas pessoas que aguardam ansiosamente por estes procedimentos. Portanto, fico muito feliz, pois a Prefeitura e o Governo realizarão um trabalho maravilhoso, avançando de maneira significativa na saúde com a oferta de serviços qualificados à população aracajuana e sergipana”, destacou Edvaldo.
Ao lançar o programa, o governador Fábio Mitidieri lembrou que o Opera Sergipe já alcançou 74 municípios sergipanos com a primeira fase do programa, resultando na realização de mais de cinco mil cirurgias de média complexidade. “Agora, ele chega, oficialmente, à capital e esperamos dobrar o número de procedimentos que serão oferecidos no Hospital Santa Isabel. Essas pessoas estão há anos na fila e, com essa iniciativa, poderão ter os procedimentos liberados em até 60 dias. Então, é um dia muito importante, pois estamos levando saúde e qualidade de vida para aqueles que mais precisam”, afirmou o governador.
Com investimento de mais de R$ 56 milhões, o Opera Sergipe tem a finalidade de ampliar a oferta de cirurgias, com a diminuição do tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média complexidade, nos 75 municípios sergipanos, garantindo o acesso regulado, qualificado e seguro ao serviço.
O programa acontecerá em três fases, mas, no momento, está realizando apenas a primeira, que engloba os seguintes procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade: histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.
Cadastro
Para se cadastrar no programa Opera Sergipe, o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico. A partir disso, o paciente será encaminhado para uma consulta com um cirurgião, que cadastrará, se necessário, o usuário no programa.
Com o cadastro concluído, é possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistema IOS e Android. O período de execução das cirurgias do Opera Sergipe ocorre em até 60 dias contados a partir do momento em que o cadastro do procedimento cirúrgico é inserido no sistema de regulação.
Fonte: PMA