Google explica como recuperar arquivos perdidos no Drive
O Google decidiu apresentar uma solução para o bug que sumiu com arquivos salvos por usuários em suas contas no Drive, ferramenta de armazenamento da conta Google. A alternativa não é simples, mas pode ajudar a recuperar os dados perdidos com o problema de sincronização no aplicativo para PC.
O processo pode ser realizado com a ferramenta de recuperação presente na versão mais recente do Google Drive para Windows ou macOS. A solução pode ser feita pelo método comum ou no prompt de comando do sistema.
Cabe ressaltar que o processo só pode ser feito pelo computador. Não é possível executá-lo por meio de smartphones Android e iOS, por exemplo.
Como usar a ferramenta de recuperação do Google Drive?
Para acessar a ferramenta de recuperação do Google Drive, você deve:
Clicar no ícone do Drive na Bandeja do Sistema;
Apertar e segurar o botão “Shift” e clicar em “Configurações”;
Selecionar a opção “Recuperar dos backups”.
Após o usuário seguir os passos orientados, o aplicativo vai indicar que o processo de recuperação foi iniciado. Ao finalizar, todos os arquivos então serão restaurados numa pasta nova chamada “Google Drive recovery”.
Caso o erro na recuperação persista, o usuário pode optar por restaurar os arquivos pelo prompt de comando. O processo é um pouco mais complicado, mas é explicado de forma mais clara na página de suporte do Google.
O Google aproveitou a orientação para descrever outras opções complementares que podem ajudar a recuperar arquivos em cenários específicos, caso tenha feito o logoff da conta no Drive, por exemplo. Clique no link acima e confira.
Fonte: ISTOÉ