Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão, morre aos 78 anos
Maior jogador alemão de todos os tempos vivia recluso e estava com estado de saúde deteriorado, segundo familiares
O ex-jogador Franz Beckenbauer morreu neste domingo, 7, aos 78 anos, informou sua família à agência de notícias alemã DPA. Considerado o maior jogador de futebol da história da Alemanha, o “Kaiser” conquistou a Copa do Mundo de 1974 como atleta e a de 1990 como treinador. A causa da morte não foi divulgada.
Beckenbauer morreu três dias depois do brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo, a quem igualou como campeão mundial como jogador e técnico – o francês Didier Deschamps também alcançou o feito, em 1998 e 2018, respectivamente.
A saúde do “Kaiser” (“Imperador”, em alemão), como era conhecido, já vinha deteriorada havia algum tempo, segundo relatos de familiares e da imprensa do país. O ex-jogador nem sequer aparece em um documentário sobre sua vida, intitulado “Beckenbauer”, que começa a ser transmitido nesta segunda-feira, 8, pela emissora alemã ARD.
Sua última manifestação pública aconteceu antes da Copa do Mundo de 2022, quando ele disse que não poderia ir ao torneio por ter sofrido um “infarto ocular”, que havia tirado a visão de seu olho direito. Beckenbauer vivia recluso na Áustria com a família.
Amplamente reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Beckenbauer começou a carreira como meio-campista, mas atingiu o auge jogando como líbero – um zagueiro que, quando o time tinha a bola, avançava para armar a equipe. Foi assim que ele conquistou a Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha. Ele também disputou as Copas de 1966 e 1970 e venceu a Eurocopa de 1972, além da Copa de 1990 como treinador.
Pelo Bayern de Munique, o “Kaiser” também fez história ao comandar em campo o time tricampeão europeu de 1974, 1975 e 1976. Ele conquistou duas vezes a Bola de Ouro como melhor jogador da Europa, em 1972 e 1976, e terminou a carreira no New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde foi tricampeão nacional e jogou ao lado de Pelé.