Com a construção da Via Litorânea, Aracaju está prestes a ganhar um novo cartão-postal
A capital sergipana, em breve, será a cidade brasileira com a maior orla urbanizada do país. Isso porque a Prefeitura de Aracaju já iniciou as obras de construção da Via Litorânea, uma avenida de três quilômetros de extensão que será erguida no bairro Coroa do Meio, às margens do rio Sergipe. Com isso, Aracaju ampliará sua orla urbanizada para 21 quilômetros, o que terá um impacto significativo no turismo e no lazer dos moradores locais.
Para a concretização desse sonho antigo dos moradores locais, estão sendo investidos R$ 33 milhões, oriundos de emenda parlamentar do ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, quando ainda era deputado federal.
O local se tornará um novo cartão postal da capital sergipana, atraindo tanto os aracajuanos quanto os turistas. Sua infraestrutura incluirá praças, quadras, pistas de skate e patinação, oferecendo diversas opções de lazer. Situado em um ponto privilegiado da cidade, onde o rio encontra o mar, também oferecerá uma das vistas mais impressionantes de Aracaju. O secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, explicou como se dará todo o processo da obra no local e reforçou como ela será importante para a cidade.
“Nosso primeiro trabalho é recuperar os espigões de pedra, porque corre o risco do rio avançar cada vez mais nessa faixa. Vamos voltar a colocar pedras para evitar que isso ocorra e em seguida vamos construir a Via Litorânea. Ela não será construída com foco na mobilidade, pois não vai permitir, por exemplo, a circulação de ônibus, mas será uma via mais contemplativa, como uma via local com pavimentação em piso intertravado. Esse será um dos locais mais bonitos de Aracaju, uma área de contemplação à margem do rio, o que poucas cidades têm. Portanto, não tenho dúvidas de que isso vai contribuir para o turismo e lazer na cidade”, explicou.
A nova via é uma demanda antiga dos moradores da região, bem como daqueles que trabalham no local. O comerciante Manoel Batista de Oliveira, de 74 anos, vende fogos de artifício em uma barraca próxima ao local onde a Via Litorânea está sendo construída. Para ele, a nova via vai trazer benefícios para todos, além de embelezar o local. “Essa avenida vai facilitar o acesso dos moradores, vai melhorar a situação de quem vive e de quem trabalha aqui. Além do mais, vai ficar bem mais bonito. Acredito que com essa nova avenida vai, até mesmo, chegar mais clientes para a gente nessa época de São João”, disse.
A obra
O projeto da Via Litorânea contempla a instalação de rede de drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação com piso de concreto intertravado, ciclovias, meios-fios e calçadas de concreto, além de estacionamentos, e a expansão das estruturas de contenção de pedras.
Ao longo da via, serão criadas áreas de lazer que incluem quatro praças equipadas com quadra poliesportiva, parque infantil, academia ao ar livre, pistas de patinação e skate, bicicletário, além de pergolados. Também estão planejados três decks contemplativos e espaços dedicados aos pets.
SECOM/PMA