Qualifica Sergipe vai oferecer capacitações em máquinas e equipamentos agrícolas

O Governo do Estado firmou um convênio na ordem de R$ 928 mil para qualificação de trabalhadores sergipanos em máquinas e equipamentos agrícolas, que será fornecida pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Os treinamentos serão intermediados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) por meio do Programa Qualifica Sergipe e devem começar ainda este semestre.

Ao todo, serão beneficiados 580 sergipanos, que poderão se aperfeiçoar em áreas como operador de trator agrícola, operador de retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de colheitadeira de grãos com tecnologia embarcada, operador de drone, formação para operador de guindaste hidráulico articulado, formação para operador de empilhadeira, entre outras.

De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, os cursos vão atender aos municípios produtores de grãos em Sergipe. Ele acrescenta que as capacitações serão oferecidas em estrutura moderna, contendo simuladores, equipamentos de alta tecnologia, de modo a preparar o aluno para operacionalizar todos estes sistemas de técnica e gerencial para as atuais necessidades do campo nas regiões contempladas.

“Firmamos um grande contrato com o Sest/Senat para a qualificação de profissionais na área da agricultura, com cursos voltados para o aperfeiçoamento de profissionais para ocupar os postos de trabalho tecnológicos que estão sendo criados hoje nesta área. O governo vem tendo um olhar para este segmento da economia que está se desenvolvendo muito e cada vez mais demandando profissionais altamente qualificados”, destacou o secretário.

No total, serão oferecidos dez cursos distribuídos por 14 municípios sergipanos, incluindo Aracaju, Boquim, Capela, Carira, Frei Paulo, Ilha das Flores, Itabaiana, Japaratuba, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Simão Dias, e São Cristóvão. Cada cidade receberá uma oferta variada de cursos, com cerca de 30 turmas com 20 inscritos cada.

A superintendente do Sest/Senat, Danielle Queiroz, ressalta a necessidade de mão de obra versada em tecnologia no campo. “Sergipe tem crescido bastante e se destacado nesta área do agro, e os produtores têm sentido falta da mão de obra qualificada, especificamente para operador agrícola. O Governo do Estado, atendendo a esta necessidade, está contratando qualificação profissional porque a tecnologia chegou no campo e os municípios de Sergipe vão ser beneficiados com isso, a Secretaria do Trabalho é quem está liderando o modelo de inscrição, a intenção é inclusive ampliar depois destes 580”, pontuou a superintendente.

 

Com informações do Governo de Sergipe