Sema reforça compromisso ambiental com entrega de ações sustentáveis

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Sema), deu mais um passo em direção a um futuro mais ecológico. Nesta segunda-feira (15), as atividades da secretaria deram destaque para ações educativas e sustentáveis em alusão aos 161 anos do município.
O evento contou com a apresentação virtual do mascote Sirizinho, símbolo da educação ambiental em Socorro. Com linguagem lúdica e acessível, o personagem será usado, de forma virtual e presencial, para dialogar com a sociedade, especialmente com as crianças, sobre os cuidados com o planeta.
“Precisamos falar de desenvolvimento, mas sem esquecer que sustentabilidade é preservar a vida, em todas as gerações. Cuidar do nosso planeta é cuidar do próximo”, disse o prefeito Samuel Carvalho.
Outra ação importante foi a entrega de lixeiras ecológicas produzidas com materiais recicláveis por jovens aprendizes da própria secretaria. Mais de 30 kits com coletores para vidro, plástico, papel e metal serão entregues a todas as secretarias municipais, incentivando a coleta seletiva e dando exemplo de boas práticas ambientais.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Lourdes, do bairro João Alves, participou da atividade com alunos do 3º ano. A professora Leyde Daiane Oliveira destacou a importância da vivência prática no aprendizado. “Foi fundamental para eles saírem da sala de aula e aprimorarem os conhecimentos. A natureza é nosso maior bem, e os alunos precisam vivenciar isso desde cedo”, afirmou.
Além disso, os servidores da Sema receberam novos coletes e EPIs, fortalecendo as condições de trabalho nas ações de fiscalização, licenciamento e educação ambiental. Também foi realizada a entrega simbólica da licença ambiental a uma grande indústria local, evidenciando o avanço do município no diálogo com o setor produtivo.
O secretário da pasta, Allan Fontes, ressaltou que Socorro tem buscado ampliar seu protagonismo ambiental. “Hoje temos um olhar mais atento para a sustentabilidade, o licenciamento e o desenvolvimento econômico com responsabilidade”, destacou.
Representantes da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, da Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Semagri), da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejesp) e do Ministério Público também marcaram presença no evento, reforçando a união de forças em prol de um planeta mais sustentável.
SECOM