Última Cantata de Natal do Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto celebra o espírito natalino

A última noite da Cantata de Natal do Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto lotou a Praça General Valadão nesta sexta-feira, 19, com apresentações especiais no prédio mais antigo da cidade, a noite foi dedicada à música e à reflexão sobre o verdadeiro sentido da data. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SecultAju), integra o projeto “A Luz no Natal”.
Com as sacadas do palácio iluminadas, o Grupo Vocal Vivace apresentou um repertório natalino tradicional, uma realização da Política Nacional Aldir Blanc – programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da SecultAju. Já no coração da praça, o Grupo Raízes encenou o Auto de Natal – Presépio Vivo, retratando a história do nascimento de Cristo com cantigas e representações cênicas que emocionaram o público.
O secretário municipal da Cultura, Paulo Corrêa, expressou satisfação com a realização do evento. “Encerramos com a sensação de dever realizado, o evento agradou não só a população, mas também a gestão e os profissionais da cultura, nos dedicamos para entregar toda a estrutura necessária para que o som fosse perfeito, valeu o esforço e ficamos felizes por ter dado tudo certo”, destacou o secretário.
Na plateia, o engenheiro civil Marcos Tibério destacou a qualidade e a emoção das apresentações. “Esta é a terceira cantata que tem aqui na praça, e eu assisti a todas, émuito bom, muito emocionante, as músicas que são cantadas, a produção, a iluminação… tudo de primeira! Eu assisti três vezes; se tivesse dez, eu assistiria às dez”, afirmou.
A poetisa Gabriela Andrade, de 36 anos, acompanhada dos três filhos, escolheu a praça para celebrar o clima natalino. “O que chamou atenção hoje foi poder viver de perto algo que a gente não está acostumado, pelo menos eu e minha família, no dia a dia, e a gente realmente idealizou esse momento, está sendo o que a gente esperou. Eu trouxe as crianças para viver esse verdadeiro espírito do Natal e estou até emocionada”, disse.
Jorge Lins, responsável pelo Grupo Raízes, destacou a emoção de escrever e estrear o Auto de Natal na Praça General Valadão. “Foi uma verdadeira emoção escrever e apresentar este Auto de Natal, que estreou justamente aqui na praça. É profundamente representativo para nós nos apresentarmos neste local, um espaço democrático onde a arte encontra a comunidade e a mensagem do Natal pode ressoar com autenticidade para todos”, ressaltou.
Com o sucesso da edição deste ano, a gestão municipal já confirmou a realização de novas apresentações da Cantata de Natal para o ano de 2026.
SECOM PMA