Na tarde desta quinta-feira (2), o deputado estadual Manuel Marcos (PSD), representou a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), durante o início das atividades do Programa Acolher. De autoria do Poder Executivo Estadual, a atividade – que se tornou Lei Estadual n° 9.191 após ser aprovada em abril deste ano na Casa Legislativa -, tem como objetivo impulsionar a promoção do Acolhimento e Atenção Psicossocial na Rede Pública Estadual de Sergipe. As ações devem acontecer dentro das diretrizes para a atuação, sobretudo, dos profissionais das áreas de Psicologia e de Serviço Social.
O Programa Acolher ocorre no âmbito da Lei (Federal) n° 13.935/2019, e visa atender às necessidades definidas pela Política Educacional do Estado de Sergipe.
Entre as propostas sugeridas pelo programa estão: a promoção da ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, como forma de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes; a fomentação junto à escola, a construção de valores e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar; a melhoria do rendimento escolar; bem como o desenvolvimento de iniciativas que promovam a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de educação.
“A assistência psicológica e social reflete no aprendizado das crianças e jovens. Quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri pela iniciativa. É vendo as crianças sendo bem assistidas, que vemos o futuro do nosso estado amanhã”, avaliou o parlamentar.
Finalizadas todas as etapas do processo seletivo, 95 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, passarão a integrar a Rede Pública Estadual de Educação.
“Os nossos jovens terão a oportunidade de ter um acompanhamento psicológico e de assistência social. Em um mundo onde somos bombardeados de informações e de bullyng, eles terão um acompanhamento necessário. E quando essa criança ou jovem sair do ambiente escolar, ele estará mais preparado para a vida. Quero parabenizar também o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, pela iniciativa, e a Alese por tornar o programa Acolher em Lei Estadual”, enfatizou o Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD).
O evento ocorrido nesta quarta marca o início das atividades do Programa Acolher. “O time de psicólogos e assistentes sociais chega para fazer a diferença na vida de inúmeros alunos, docentes, demais funcionários e familiares, e vem fortalecer as ações de educação inclusiva nas escolas da Rede Estadual de Ensino. O Acolher é uma realidade e atende aos anseios das comunidades escolares. Afinal, escola é lugar de acolher”, afirmou o secretário Zezinho Sobral.
De acordo com Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/Seduc): “esse primeiro contato será primordial para que os profissionais conheçam a Rede, as diretorias regionais, o ambiente onde atuarão, os pressupostos do programa e todo o planejamento que será executado para garantir a assistência psicossocial em Sergipe, a partir do material institucional que foi cuidadosamente elaborado para o programa.”
Assistência e acolhimento
O Acolher é um programa de Governo cujo foco são demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando a contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes e profissionais. O programa também nasceu para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação.
Agência ALESE