Poder & PolíticaPoder & Política
  • Home
  • Editorial
  • Política
  • Cidade
    CidadeMostre mais
    Justiça barra retomada da licitação do transporte coletivo determinada pelo TCE

    A Justiça de Sergipe manteve suspensa a licitação do transporte coletivo da…

    2 min tempo de leitura
    Secom reúne assessorias para alinhar estratégias de mídias digitais

    Com o objetivo de garantir uma comunicação institucional transparente e alinhada, a…

    5 min tempo de leitura
    Lagarto investe na qualificação da alimentação escolar com a Cozinha Experimental

    Na última quinta-feira, 31, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria…

    4 min tempo de leitura
    Mulheres de Barra dos Coqueiros são homenageadas por suas histórias de luta por igualdade de direitos e justiça racial e social

    Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e…

    3 min tempo de leitura
    Encerramento do Julho Amarelo leva vacinação, testagens e orientação à população de São Cristóvão

    A Prefeitura de São Cristóvão realizou, nesta quarta-feira (31), a ação de…

    8 min tempo de leitura
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Carreira
    CarreiraMostre mais
    Curso de Revestimento Cerâmico para mulheres promovido pelo Governo de Sergipe é concluído e garante qualificação profissional

    Foi concluído nesta sexta-feira, 1º, o curso de Revestimento Cerâmico para mulheres,…

    3 min tempo de leitura
    Secretaria de Estado do Trabalho divulga 20 vagas intermediadas pelo NAT

    Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo…

    3 min tempo de leitura
    NAT divulga 24 vagas de emprego em aberto nesta segunda-feira, 10

    O início da manhã desta segunda-feira, 10, no Núcleo de Apoio ao…

    3 min tempo de leitura
    Os concursos públicos para ficar de olho em 2025, incluindo Polícia Federal

    O governo federal anunciou na semana passada a realização de um novo…

    17 min tempo de leitura
    Inscrições para Concurso da PM de Sergipe são prorrogadas até 6 de fevereiro

    As inscrições para o concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) estão…

    2 min tempo de leitura
  • Variedades
    VariedadesMostre mais
    Excesso de telas na infância aumentaria risco de doenças cardiometabólicas

    Passar muito tempo em frente a uma tela – seja um tablet,…

    2 min tempo de leitura
    Refrigerante diet e saúde: o que um novo estudo descobriu sobre consumo diário

    Se existe uma bebida que segue gerando polêmica no campo da saúde,…

    3 min tempo de leitura
    Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS

    Planos de saúde terão a possibilidade de abater dívidas de ressarcimento ao…

    4 min tempo de leitura
    MEC anuncia revisão de dívidas do Fies; saiba como vai funcionar

    O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 28, as condições para…

    2 min tempo de leitura
    Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira

    Inscrições para o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed)…

    3 min tempo de leitura
Poder & PolíticaPoder & Política
  • Home
  • Política
  • Cidade
  • Brasil
  • Variedades
Pesquisar
  • Home
  • Categorias
    • Editorial
    • Política
    • Cidade
    • Brasil
    • Mundo
    • Economia
    • Carreira
    • Variedades
  • Contato
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2023 Poder & Política. Todos os direitos reservados.

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD

Publicado 09/12/2023
Compartilhar
12 min tempo de leitura
Compartilhar
image_printImprimir

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, nesta terça-feira (5), que o governo federal cogita proibir que cursos de licenciatura tenham 100% da carga horária na modalidade de ensino a distância (EaD) e planeja outras mudanças nos cursos de formação de professores online.

Para o ministro, o momento é de avaliação dos cursos de licenciatura não presenciais que, em novembro, tiveram as autorizações para novos cursos 100% EaD suspensas por 90 dias. “A ideia do ministério é não permitir mais cursos sempre EAD. Então, vamos definir se vão ser 50%, 30% [da carga horária].”

A preocupação com a formação dos professores brasileiros foi manifestada pelo ministro em entrevista coletiva à imprensa, logo após a apresentação pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na manhã desta terça-feira, dos resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. O levantamento mostrou que menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências.

Pisa 2022
Nesta edição do Pisa, a avaliação de desempenho educacional analisou as respostas dadas por estudantes de 15 anos de 81 países a questões de matemática, leitura e ciências, indicadores contextuais relacionados, entre outros, aos impactos da pandemia de covid-19 na educação, relação da família com os alunos, professores e estudantes e violências nas escolas. No Brasil, a aplicação do Pisa a cerca de 10 mil alunos foi de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.

O ministro destacou a importância do programa internacional para o Brasil a longo prazo. “Temos no Pisa uma ferramenta importante como orientação para decisões políticas do governo brasileiro. Na federação, o papel da execução da educação básica é dos estados e dos municípios. Portanto, o papel do MEC é de coordenar esse processo, ser o grande maestro dessa política educacional brasileira para garantirmos a qualidade da educação das crianças e jovens brasileiros.”

Por videoconferência, o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, disse esperar que o Pisa traga ferramentas de diagnóstico precoce e de cooperação para melhorar a qualidade educacional do Brasil. O secretário-geral apontou o país como um bom exemplo.

“Percebemos uma queda sem precedentes por causa dos efeitos da covid [19], equivalente a quase metade de um ano de aprendizado. O Brasil, porém, foi uma das poucas exceções em que a performance não piorou. De fato, permanece estável, desde 2009, sim. Mas a estabilidade foi impressionante, especialmente, considerando que as escolas foram fechadas durante a pandemia, por um longo prazo”, pontou Mathias Cormann.

Matemática
No Brasil, 73% dos estudantes brasileiros avaliados nesta faixa etária apresentaram desempenho em matemática no nível abaixo do básico. O Brasil caiu 5% em matemática, em relação ao Pisa de 2018, e ficou no intervalo entre a 62ª e 68º posição no ranking da OCDE.

De forma global, os países da OCDE registraram, em média, uma queda de 17% em matemática, entre 2018 e 2022.

A coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Inep, Clara Machado da Silva Alarcão. ressalta que o Brasil se manteve estável, enquanto outros países tiveram queda de desempenho. “Desde 2009, nosso desempenho é considerado estável. Mas, a gente percebe que, em 2022, os países da OCDE registraram uma queda relevante e que, no Brasil, isso não aconteceu, apesar da situação pandêmica que a gente experimentou nos anos anteriores à aplicação do Pisa”.

Diante do baixo resultado brasileiro na disciplina, o ministro Camilo Santana reconheceu que melhorar a educação em matemática é um grande desafio. O ministro lamentou que nenhum estudante brasileiro tenha alcançado o nível mais elevado da avaliação do Pisa, tanto em escolas públicas, como nas unidades particulares do país. “Ficou claro, mais uma vez, a evidência de que os desafios são enormes e, principalmente, o desafio na área de matemática”.

Estratégias
Camilo Santana listou uma série de estratégias que estão sendo adotadas pelo governo federal para melhorar a educação brasileira e superar os desafios revelados no Pisa 2022.

De acordo com o ministro, a política do Ministério da Educação está focada no compromisso de ter as crianças alfabetizadas na idade certa. “Nossa preocupação, em primeiro lugar, é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Uma criança para aprender matemática deve primeiro saber ler e escrever da idade certa. E as evidências já mostraram isso”.

O ministro ainda relacionou outras políticas públicas sob sua gestão: as escolas em tempo integral; conectividade com fins pedagógicos em todas as escolas da educação básica; a qualidade da formação de professores; a redução da repetência do ano letivo dos estudantes do ensino médio e a permanência de estudantes em escolas.

“A escola em tempo integral tem mostrado que os resultados têm sido melhores, a permanência do jovem na escola, a formação na educação do ensino médio para o ensino técnico profissionalizante, a garantia de uma formação técnica para o jovem. Tudo isso tem estimulado a melhoria da aprendizagem na educação básica do Brasil, mas também, ao mesmo tempo, melhora as oportunidades para reduzir a distorção idade/série e a evasão dos nossos alunos nas escolas brasileiras”.

Para redução da evasão escolar, o ministro sinalizou que a poupança destinada a estes jovens será importante. “Temos a maior evasão [escolar] no primeiro ano [do ensino médio]. Portanto, já queremos iniciar esse programa, a partir de janeiro do ano que vem. Essa é uma ação importante, claro que com a contrapartida de frequência escolar e aprovação ao final de cada ano letivo do ensino médio”.

Ele valorizou a gestão da educação por todos os entes da federação. “Não acreditamos em nenhuma ação de melhoria da qualidade da educação básica, se não tiver a participação, o compromisso e a contribuição na construção dessa política dos estados e municípios brasileiros”.

O secretário-geral da OCDE destacou o papel da valorização dos professores . “Percebemos que apenas uma pequena porção dos professores brasileiros avaliam que sua profissão é, realmente, considerada valiosa e aumentar os salários dos professores também seria um decisão bem-vinda”.

Formação profissional
Além do MEC não querer permitir cursos de licenciatura na modalidade 100% à distância, o ministro da Educação Camilo Santana confirmou que o ministério tem discutido com o Conselho Nacional de Educação (CNE) alterações na formação continuada dos docentes e outras mudanças nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de licenciatura. “O Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] vai mudar. A avaliação será anual, ao invés de trianual, em relação à licenciatura,” adiantou o ministro.

Santana acrescentou que o Enade ainda contará com uma avaliação dos estágios supervisionados dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura.

Avaliação
O ministro da Educação planeja também que a próxima edição do Pisa, em 2025, avalie o desempenho educacional em cada estado e não somente nas cinco regiões do país, como ocorreu na edição de 2022. O objetivo é possibilitar a adoção de estratégias mais pontuais para melhoria da área, em cada unidade da federação e, assim, reduzir desigualdades regionais.

“Precisamos ter uma amostra maior para ter representatividade, para garantir as avaliações por estado. Não dá para fazer somente com essa amostra de 10 mil alunos, que no próximo Pisa, deverá ser com uns 40 mil ou mais alunos para que a gente possa ter uma amostra por estado brasileiro, para que cada estado, cada governador, cada prefeito possa ter o retrato do seu estado e traçar suas estratégias para melhorar a qualidade da educação”.

Reestruturação do ensino médio
Sobre a carga horária proposta no projeto de lei que definirá a nova Política Nacional de Ensino Médio no Brasil, o ministro esclareceu que antes de ser enviado ao Congresso Nacional, foi amplamente discutido, durante vários meses deste ano, com cerca de 150 mil pessoas de diversos setores da sociedade, inclusive, representantes das secretarias municipais e estaduais de educação e outras entidades representativas.

Camilo entende que o Pisa é a demonstração de que é necessário reforçar as disciplinas básicas do ensino médio, principalmente, a matemática e o português. A recomposição da base comum curricular e da carga horária é fundamental para a gente garantir a base para os nossos jovens nesse país.”

O ministro diz esperar que a reestruturação do ensino médio não seja politizada.

“Espero a gente possa dialogar com muita franqueza, com muita abertura,. Esse projeto não é um projeto do MEC, não é um projeto do presidente Lula, não é projeto do ministro Camilo. É um projeto construído a várias mãos, ouvindo professores e estudantes de todo o Brasil”.

Segurança
O Pisa 2022 mostrou também que, no Brasil, 10% dos estudantes avaliados responderam que não se sentem seguros dentro da sala de aula e no trajeto até a unidade escolar.

O ministro da Educação lembrou que o governo federal criou um Grupo de Trabalho Interministerial, em abril deste ano [decreto 11.469/2023], para prevenir e enfrentar a violência nas escolas e enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê a implantação de uma política nacional de segurança em ambiente escolar.

Orçamento
Por fim, o ministro da Educação Camilo Santana também garantiu que no orçamento público haverá recursos da União para executar todas as políticas públicas voltadas à educação citadas por ele durante o evento. “Aqueles projetos que foram colocados como estratégicos e prioritários por parte do [presidente] Lula terão prioridade nos orçamentos do Ministério da Educação até o final de 2026”, finalizou o ministro.

O governo disponibilizou os resultados oficiais do Pisa 2022 do Brasil e dos demais países avaliados pela OCDE.

Fonte: EBC

image_printImprimir

Compartilhe este artigo
Twitter Email Link Copiado
Artigo anterior Show Especial de Kleber Melo na Vila do Natal Iluminado
Próximo artigo Câmara criminaliza cenas de nudez criadas por inteligência artificial

Últimas Notícias

Lula sanciona MP que acelera atendimento de especialistas no SUS
Brasil
Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
Destaque
‘Sergipe é aqui’ completa 55 municípios contemplados pelo programa com edição em Graccho Cardoso
Destaque
Governo pode prorrogar Brasil Soberano, diz Teixeira
Destaque
Clima
29°C
Aracaju
céu pouco nublado
29° _ 29°
70%
8 km/h
qui
30 °C
sex
30 °C
sáb
31 °C

Acompanhe nossas redes sociais

Destaques Poder & Política

MEC anuncia revisão de dívidas do Fies; saiba como vai funcionar

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 28, as condições para a renegociação de dívidas dos contratos do Fundo…

2 min tempo de leitura
Leia Mais

Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira

Inscrições para o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) podem ser feitas até as 23h59 (horário de…

3 min tempo de leitura
Leia Mais

Pé-de-Meia será pago ainda neste mês, diz ministro da Educação

O ministro Camilo Santana, afirmou, pela rede social X, que o Ministério da Educação (MEC) vai depositar ainda em fevereiro a…

3 min tempo de leitura
Leia Mais

Portaria define regras para uso de celulares nas escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou uma portaria que define as normas sobre o uso de aparelhos eletrônicos portáteis por…

2 min tempo de leitura
Leia Mais
Poder & Política

Comunidades

Ingressar
Ingressar

Notícias

  • Política
  • Editorial
  • Brasil

Cotidiano

  • Cidade
  • Mundo
  • Saúde

Variedades

  • Cultura
  • Educação
  • Esporte

Mercado

  • Economia
  • Carreira
  • Tecnologia

Links Úteis

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contato

© 2025 Poder & Política. Informação é poder desde 2013. Todos os direitos reservados.

Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
adbanner
AdBlock detectado
Nosso site é um site com suporte de publicidade. Por favor, coloque na lista de permissões para apoiar nosso site.
Ok, vou colocar na lista de permissões
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?