crescimento de 32,47% no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho, o maior do país.
A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, destacou a importância do evento para o fortalecimento do Suas e a troca de experiências entre os estados nordestinos. “É um evento importantíssimo, que reúne a região Nordeste com o objetivo de somar esforços, trocar experiências exitosas e fortalecer o Suas, não só em Sergipe, mas em todo o Brasil. A busca pelo evento foi muito grande e só avançamos quando todos estão de mãos dadas. A assistência social precisa estar no seu lugar de direito e com recursos porque sem recurso nada acontece. O recurso precisa chegar na ponta, senão o atendimento não acontece onde realmente importa. É uma junção de fatores e uma união de forças. Aqui, no Nordeste, vemos uma troca muito rica entre os estados, com culturas semelhantes, com histórias parecidas, com um povo que quer fazer acontecer. E é isso: um aprende com o outro, compartilha experiências, pra que a gente possa levar essas vivências para todo o Brasil e também para dentro das nossas próprias estruturas. A gente não precisa reinventar a roda. A gente precisa fazer acontecer. É a vontade de fazer acontecer que transforma a vida das pessoas e de toda a sociedade”, declarou.
A secretária nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Eliane Aquino, também participou da cerimônia e destacou o impacto do programa Bolsa Família na economia do Nordeste. “Quando falamos do Nordeste, falamos de quase 10 milhões de famílias atendidas e de um repasse mensal em torno de R$ 6 bilhões. O Bolsa Família é alvo de preconceitos e fake news, mas é esse programa que ajuda a circular a economia, a reduzir a insegurança alimentar e a garantir que crianças e adolescentes sejam acompanhados na saúde e na educação. O Bolsa Família não é um ponto de chegada, é um ponto de entrada, e queremos que cada vez mais outras políticas públicas acompanhem essas famílias. Tivemos 100% de adesão ao novo termo do programa em 2025. Isso mostra o comprometimento dos municípios e das equipes com a transformação social”, enfatizou.
A prefeita de Gararu, Zete de Janjão, ressaltou a importância do encontro e o reconhecimento nacional de Sergipe nas políticas de assistência.“Hoje é um dia histórico para o nosso estado. O governador Fábio Mitidieri tem sido um exemplo na assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade. São inúmeras ações de acolhimento que mostram o quanto Sergipe avançou. Nosso estado já foi reconhecido nacionalmente e hoje estamos aqui para reafirmar esse compromisso. Esperamos que os representantes do governo federal se unam aos gestores locais para garantir a continuidade das políticas públicas que fazem diferença na vida das pessoas”, salientou.
Fortalecimento da assistência
A presidente do Congemas, Penélope Andrade, também destacou a importância da aprovação da PEC 383 e elogiou o papel de Sergipe no fortalecimento da assistência social no Nordeste. “O social é parte estratégica do desenvolvimento econômico. Hoje, em Sergipe, estamos mais preparados para a missão da área social, garantindo políticas públicas integradas para quem mais precisa”, afirmou.
A programação do encontro segue até esta terça-feira, 8, com painéis técnicos sobre os desafios e avanços do SUAS, Cadastro Único, Bolsa Família, cofinanciamento, interseccionalidades e proteção a populações vulnerabilizadas. À noite, a Vila do Forró será palco de manifestações culturais inclusivas, com apresentações de grupos locais, reforçando a identidade cultural e o compromisso de Sergipe com a inclusão social e a cidadania.
SECOM


