Poder & PolíticaPoder & Política
  • Home
  • Editorial
  • Política
  • Cidade
    CidadeMostre mais
    Justiça barra retomada da licitação do transporte coletivo determinada pelo TCE

    A Justiça de Sergipe manteve suspensa a licitação do transporte coletivo da…

    2 min tempo de leitura
    Secom reúne assessorias para alinhar estratégias de mídias digitais

    Com o objetivo de garantir uma comunicação institucional transparente e alinhada, a…

    5 min tempo de leitura
    Lagarto investe na qualificação da alimentação escolar com a Cozinha Experimental

    Na última quinta-feira, 31, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria…

    4 min tempo de leitura
    Mulheres de Barra dos Coqueiros são homenageadas por suas histórias de luta por igualdade de direitos e justiça racial e social

    Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e…

    3 min tempo de leitura
    Encerramento do Julho Amarelo leva vacinação, testagens e orientação à população de São Cristóvão

    A Prefeitura de São Cristóvão realizou, nesta quarta-feira (31), a ação de…

    8 min tempo de leitura
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Carreira
    CarreiraMostre mais
    Curso de Revestimento Cerâmico para mulheres promovido pelo Governo de Sergipe é concluído e garante qualificação profissional

    Foi concluído nesta sexta-feira, 1º, o curso de Revestimento Cerâmico para mulheres,…

    3 min tempo de leitura
    Secretaria de Estado do Trabalho divulga 20 vagas intermediadas pelo NAT

    Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo…

    3 min tempo de leitura
    NAT divulga 24 vagas de emprego em aberto nesta segunda-feira, 10

    O início da manhã desta segunda-feira, 10, no Núcleo de Apoio ao…

    3 min tempo de leitura
    Os concursos públicos para ficar de olho em 2025, incluindo Polícia Federal

    O governo federal anunciou na semana passada a realização de um novo…

    17 min tempo de leitura
    Inscrições para Concurso da PM de Sergipe são prorrogadas até 6 de fevereiro

    As inscrições para o concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) estão…

    2 min tempo de leitura
  • Variedades
    VariedadesMostre mais
    Excesso de telas na infância aumentaria risco de doenças cardiometabólicas

    Passar muito tempo em frente a uma tela – seja um tablet,…

    2 min tempo de leitura
    Refrigerante diet e saúde: o que um novo estudo descobriu sobre consumo diário

    Se existe uma bebida que segue gerando polêmica no campo da saúde,…

    3 min tempo de leitura
    Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS

    Planos de saúde terão a possibilidade de abater dívidas de ressarcimento ao…

    4 min tempo de leitura
    MEC anuncia revisão de dívidas do Fies; saiba como vai funcionar

    O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 28, as condições para…

    2 min tempo de leitura
    Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira

    Inscrições para o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed)…

    3 min tempo de leitura
Poder & PolíticaPoder & Política
  • Home
  • Política
  • Cidade
  • Brasil
  • Variedades
Pesquisar
  • Home
  • Categorias
    • Editorial
    • Política
    • Cidade
    • Brasil
    • Mundo
    • Economia
    • Carreira
    • Variedades
  • Contato
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2023 Poder & Política. Todos os direitos reservados.

PEC que anistia partidos que descumpriram cotas avança na Câmara

Publicado 16/05/2023
Compartilhar
8 min tempo de leitura
Compartilhar
image_printImprimir

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara, por 45 votos a 10, deu aval nesta terça-feira (16) a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que anistia partidos que descumpriram as cotas de recursos para mulheres e negros nas últimas eleições e que impede que a Justiça Eleitoral puna as legendas que cometeram irregularidades nas prestações de contas.

Veja como votaram os partidos:

A proposta foi protocolada no dia 22 de março e contou com a assinatura de 184 deputados de diferentes espectros políticos e líderes de oito siglas na Câmara – PL, Republicanos, PSDB, PSB, PDT, PSD, Avante e Podemos –, além dos líderes do governo, José Guimarães (PT-CE), e da oposição, Carlos Jordy (PL-RJ).

Em abril do ano passado, o Congresso já havia promulgado uma emenda constitucional para liberar de punição as siglas que não cumpriram as cotas para mulheres e negros em eleições anteriores. A redação da emenda era clara: a anistia valeria apenas para pleitos anteriores à promulgação – ou seja, até as eleições de 2020.

Para especialistas, a anistia irrestrita aos partidos é prejudicial à democracia e dificulta, ainda mais, a participação de mulheres e negros na política. Além disso, praticamente impede o trabalho de fiscalização por parte da Justiça Eleitoral.

A análise na CCJ da Câmara trata apenas da admissibilidade do texto – ou seja, verifica se ele atende aos requisitos legais e regimentais, mas não discute o mérito da proposta. Após essa fase, o texto ainda precisará ser analisado em uma comissão especial, que discutirá seu mérito.

O que diz a proposta

A proposta tem três pontos principais:

  • Posterga perdão para descumprimento de cotas: posterga para 2022 o prazo para que as siglas sejam punidas por descumprirem valores mínimos para candidaturas de mulheres e negros nas eleições. O prazo atualmente previsto para anistia é até as eleições de 2018
  • Prestações irregulares: livra os partidos de qualquer punição por irregularidades nas prestações de contas antes da data da promulgação da PEC
  • Dinheiro de empresas: permite que os partidos arrecadem recursos de empresas para quitar dívidas com fornecedores contraídas até agosto de 2015

Primeiro signatário da proposta, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) justificou que a alteração é necessária para esclarecer um “entendimento divergente” que poderia surgir com a emenda promulgada no ano passado.

Para ele, como em 2022 era ano eleitoral, deveria prevalecer o princípio da anualidade, ou seja, qualquer mudança nas regras eleitorais precisa ser aprovada um ano antes da eleição, para que entre em vigor.

Magalhães argumenta que muitas legendas tiveram dificuldade em se ajustar às regras.

Ao defender a constitucionalidade do texto, o relator da matéria, deputado Diego Coronel (PSD-BA), também defendeu que a PEC “reforça núcleo essencial do processo eleitoral brasileiro: a anualidade eleitoral”.

Manifestações

Contrário ao texto, o deputado Tarcísio Motta (PSOL-RJ) disse que a PEC é “vergonhosa”. “Ela [A PEC] é vergonhosa porque anistia todas as eleições anteriores, todos os problemas nas prestações de contas dos partidos”, disse.

“Onde já se viu nós, legisladores, vamos agora para a quarta anistia aos nossos próprios partidos? Quinta anistia, sei lá. Estamos perdendo as contas de tantas anistias que estamos aprovando para nós mesmos. Isso é vergonhoso. Que cada partido conteste as multas, que se defenda, mas se ao final for condenado, pague as multas. Sem anistia.”

A favor da PEC, a deputada e presidente do PT Gleisi Hoffman (PR) defendeu que a proposta é uma oportunidade de colocar na Constituição a cota para candidatos negros – que, hoje, é definida apenas por decisões do STF. O tema, contudo, não é tratado na proposta. Segundo Gleisi, o PT irá apresentar essa sugestões durante a tramitação na comissão especial.

Gleisi alegou ainda que as multas determinadas pela Justiça Eleitoral são “abusivas”. “As multas e retenções que são colocadas pelo TSE são abusivas e vêm para inviabilizar os partidos políticos. Uma multa não pode ser abusiva, tem que aplicar a punição e tem que ser pedagógica para não acontecer de novo”, declarou.

Críticas

A advogada especialista em direito eleitoral e cofundadora da entidade “Quero você Eleita” Gabriela Rollemberg avalia que a proposta subverte o conceito de anualidade eleitoral e que o tema é um retrocesso para a participação das mulheres e negros na política.

“Temos mais de uma década de anistias partidárias. Enquanto não levarmos a sério a necessidade de eleger mulheres e negros neste país, não alcançaremos a diversidade da sociedade brasileira. Não há democracia sem autenticidade”, afirmou.

O diretor-executivo da Transparência Partidária, Marcelo Issa, critica uma anistia “ampla, geral e irrestrita”.

“É uma anistia global, que sinaliza em sentido oposto ao fortalecimento da democracia brasileira. Isso porque os partidos são o coração da nossa democracia e precisam ser fortalecidos com instituições transparentes, íntegras e democráticas. Quando patrocinam anistias pelo descumprimento de regras aprovadas pelo próprio sistema político do qual são a principal engrenagem, sinalizam para todo o restante da sociedade que a lei não é para todos e que pode ser casuisticamente modificada pelos que detêm o poder”, avalia.

Se aprovada, a PEC também permitirá que os partidos arrecadem recursos de empresas para quitar dívidas com fornecedores contraídas até agosto de 2015. Naquele ano, o STF declarou inconstitucional as doações de empresas para campanhas eleitorais.

Como funcionam as cotas

No caso das regras para as mulheres, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu, em 2018, que os partidos devem reservar, pelo menos, 30% dos fundos eleitoral e partidário para as candidatas – mesma proporção mínima de candidatas mulheres que as siglas devem inscrever em cada eleição.

Na mesma ocasião, a Corte derrubou um teto, estabelecido pelo Congresso em 2015, de 15% nos recursos para as campanhas de mulheres.

Além de anistiar os partidos, a emenda promulgada no ano passado inseriu na Constituição o entendimento do STF de que os partidos devem destinar, ao menos, 30% dos fundos para as campanhas eleitorais femininas, respeitando a proporção de candidatas. A medida também vale para propaganda em rádio e TV.

A emenda do ano passado também inclui na Constituição a obrigatoriedade de as siglas aplicarem pelo menos 5% do fundo partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres.

Em 2020, o STF determinou ainda que, já a partir das eleições de 2020, deveria valer a reserva de verba e de tempo de propaganda de forma proporcional entre candidatos brancos e negros.

Fonte: G1

image_printImprimir

Compartilhe este artigo
Twitter Email Link Copiado
Artigo anterior Vereador é investigado em operação contra comércio ilegal de arma
Próximo artigo Deltan fala em “canetada” e chama cassação de mandato pelo TSE de “vingança sem precedentes”

Últimas Notícias

Lula sanciona MP que acelera atendimento de especialistas no SUS
Brasil
Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
Destaque
‘Sergipe é aqui’ completa 55 municípios contemplados pelo programa com edição em Graccho Cardoso
Destaque
Governo pode prorrogar Brasil Soberano, diz Teixeira
Destaque
Clima
29°C
Aracaju
céu pouco nublado
29° _ 29°
70%
8 km/h
qui
30 °C
sex
30 °C
sáb
31 °C

Acompanhe nossas redes sociais

Destaques Poder & Política

Graccho Cardoso será o 55º município sergipano a receber a caravana do ‘Sergipe é aqui’ na próxima sexta-feira, 22

A iniciativa itinerante do Governo de Sergipe levará mais de 160 serviços para atender a população do município e região…

2 min tempo de leitura
Leia Mais

Atividades parlamentares serão retomadas na terça-feira, 4 de agosto

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) retoma suas atividades parlamentares regulares na próxima terça-feira, 4 de agosto, após…

1 min tempo de leitura
Leia Mais

Promualese participa de adesivaço em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Femicídio

Nesta terça-feira (29), Sergipe celebra o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei nº 8.375/2017. A data, que…

3 min tempo de leitura
Leia Mais

Lei declara a Pega de Boi no Mato, a Cavalgada e a Vaquejada como esportes e manifestações culturais

Foi aprovada, pelos deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Lei nº 9.716/2025, que…

2 min tempo de leitura
Leia Mais
Poder & Política

Comunidades

Ingressar
Ingressar

Notícias

  • Política
  • Editorial
  • Brasil

Cotidiano

  • Cidade
  • Mundo
  • Saúde

Variedades

  • Cultura
  • Educação
  • Esporte

Mercado

  • Economia
  • Carreira
  • Tecnologia

Links Úteis

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contato

© 2025 Poder & Política. Informação é poder desde 2013. Todos os direitos reservados.

Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
adbanner
AdBlock detectado
Nosso site é um site com suporte de publicidade. Por favor, coloque na lista de permissões para apoiar nosso site.
Ok, vou colocar na lista de permissões
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?