Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei Nº 237/2023, de autoria do deputado estadual Doutor Samuel (Cidadania). O PL institui o ‘Dia Estadual da Família Militar’ no âmbito do Estado de Sergipe, e o inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado. De acordo com a proposta, a data deverá ser comemorada, anualmente, no dia 18 de setembro.
O texto da propositura – apresentado no dia 1º de junho deste ano -, cita que a nível nacional o Dia da Família Militar foi instituído por meio da Portaria nº 650, do Comandante do Exército, em 10 de junho de 2016. A data de 18 de setembro faz referência ao nascimento de D. Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802 a 1873), Patronesse da Família Militar, nascida em Alagoas, capital da província de mesmo nome e atual município de Marechal Deodoro.
“Em 1824, D. Rosa da Fonseca casou-se com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca, militar que se destacou na prestação de serviços ao Império. Ela sempre apoiou o marido em todas as suas resoluções até o final da vida. Mulher forte, teve dez filhos dessa união, que viria a ser uma das mais importantes famílias militares, com destaque na política e na administração pública brasileira”, pontuou o parlamentar.
agência de Notícias Alese