Em atendimento a mais um compromisso com a comunidade escolar sergipana, o governador Fábio Mitidieri entregou, na manhã desta quarta-feira, 9, a reforma do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja) Jorge Amado, no município de Estância, na região sul de Sergipe. Na oportunidade, foi anunciada a abertura de seis turmas de ensino médio profissionalizante, fruto da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além da expectativa de ampliação do número de matrículas na escola, que pode chegar a 900 vagas divididas em três turnos de ensino.
Atento às necessidades dos 273 alunos matriculados atualmente, corpo docente e equipe administrativa, o Governo do Estado investiu R$ 2.860.981,87 em melhorias na climatização, instalações elétricas e hidrossanitárias da unidade de ensino, além da reforma dos laboratórios e do refeitório.
“Quando chego a um Centro de Referência como este e encontro um aluno de 64 anos dizendo que quer aprender, que se vê apto a continuar progredindo nos estudos, é uma alegria enorme para mim! É isso que a escola proporciona, uma oportunidade de conhecer o mundo através do livro e da educação. Quero que contem comigo sempre que precisarem. Procurem o governo, porque o governo tem essa missão”, reforçou o governador.
Além disso, Fábio destacou a importância do trabalho conjunto entre gestão e comunidade escolar para melhorias na área. “Quando estive aqui, recebi queixas sobre a climatização, e hoje estamos entregando a unidade totalmente climatizada. Quando falamos em educação, nos referimos à valorização do magistério, que é importantíssima, e também falamos do conforto, da estrutura, das condições de ensino e das melhorias que precisamos trazer para os estudantes. É fundamental essa parceria entre professor, diretor, coordenador, aluno e Secretaria da Educação, porque estamos todos dando as mãos para transformar nossa sociedade”, declarou o governador.
Cursos
O secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral, relembrou que o Creja Jorge Amado tem como foco o combate ao analfabetismo, e a obra vem num momento oportuno, em que oferta cursos profissionalizantes para o ensino médio.
“Essa é a 17ª intervenção em obras que o governo entrega este ano. O Creja Jorge Amado é o combate direto ao analfabetismo, e aqui também funcionará o ensino médio profissionalizante, com cursos que serão trazidos por meio da parceria firmada agora com o Senac e também cursos ofertados por este Centro. É uma ação importante no município de Estância, e é uma escola onde todos os pais sergipanos gostariam de ver os seus filhos estudando”, classificou.
A diretora do Creja Jorge Amado, Genilda Ferreira, fez questão de deixar clara sua gratidão pelas melhorias. “A palavra neste momento é gratidão! A sociedade e o jovem estanciano agradecem. Que Deus nos guie e dê sabedoria para gerir esta unidade com responsabilidade. Muito obrigada!”, celebrou.
O nome do Creja de Estância é uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, que teve forte ligação com Sergipe, tanto por seu pai e primeira esposa serem sergipanos, quanto por ter vivido boa parte da vida em Estância. Além da climatização, outras melhorias foram implementadas no Creja Jorge Amado, como a adaptação do auditório, da cozinha (com despensa de materiais perecíveis e não perecíveis), do refeitório e sistema de acessibilidade e contra incêndios (com rampa de acesso), conforme as normas brasileiras.
Avaliação
Os alunos compareceram à solenidade e se surpreenderam com a reforma. É o caso da estudante Delma Dias, de 24 anos, que chegou cedo para acompanhar o resultado da obra. “Estou finalizando meus estudos e depois pretendo cursar Nutrição na universidade. Já trabalhei antes com comida, e agora quero me profissionalizar. No Creja Jorge Amado nós temos cursos profissionalizantes, que sem dúvida ajudarão no nosso desempenho. Vi que com a reforma, a escola melhorou muito! Ela está linda, toda climatizada, e a segurança está maravilhosa. Superou minhas expectativas. Muito obrigada por terem olhado para nós!”, parabenizou.
Assim como ela, o estudante monitor Arley falou sobre seus planos para se tornar um pedagogo, sonho que nutre desde que encontrou apoio para os estudos. “Esta obra não é só importante para mim, como para todos. Às vezes o aluno chega no ensino médio e fica naquela indecisão se vai trabalhar ou se segue estudando, e o Creja dá esse direcionamento com os cursos profissionalizantes. Em relação à reforma, vi que foram instaladas câmeras de segurança, e as salas estão bem mais aconchegantes, climatizadas, os refeitórios e banheiros reformados”, apontou.
O estudante avaliou, ainda, o conjunto de investimentos como uma motivação a mais para se dedicar aos estudos. “Na minha opinião, toda essa melhoria influencia diretamente na nossa motivação para estudar! Quero ser pedagogo, porque gosto de criança e gosto de ensinar e peço ao governador Fábio Mitidieri que siga com esses projetos, que sem dúvida nos beneficiam. O governo está de parabéns!”, comemorou.
EJA
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que oferece oportunidade para retomada dos estudos, o que permite ao aluno concluir a trajetória escolar em menor tempo e, dessa forma, obter qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. O curso tem duração de três semestres, totalizando 18 meses.
A modalidade é ofertada, principalmente, no turno da noite, dentro das 147 escolas públicas estaduais que se destinam a esse segmento, com registro de 18.651 alunos matriculados (2023).
Em Sergipe, há três centros de referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja): o Severino Uchoa, na capital, Aracaju; o Jorge Amado, em Estância, no sul do estado; e o Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias, no centro-sul. Ao todo, os três somam 1.318 alunos matriculados (2023), com capacidade de ampliar a oferta.