A intensa campanha de vacinação contra a covid-19, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde 2021, tem sido a principal causa da grande redução de casos confirmados e de óbitos pela doença na capital sergipana. Associada à vacinação, outras ações também têm sido realizada pela SMS, como a promoção de educação em saúde, orientação de uso de máscaras e o atendimento direcionado a hospitais e unidades básicas de saúde (UBSs).
Nesse primeiro semestre de 2023 foram registrados 2.974 casos de covid-19 em Aracaju. Esse número é bastante positivo, pois indica uma queda de 88,58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram identificados 26.044 casos confirmados. Já o número de óbitos também teve uma redução ainda maior: 130 mortes por covid no primeiro semestre de 2022, e 11 óbitos nesses seis primeiros meses de 2023, o que significa uma queda de cerca de 91,53%. Esses dados são do balanço produzido pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Taíse Cavalcante, com a introdução da vacina, em janeiro de 2021, a gente passou a ver o resultado na diminuição de casos”. “A vacinação é o principal meio de proteção antes que a doença chegue nas pessoas. A melhora nos resultados mostra a importância de todos os cuidados que a comunidade tem que ter em um momento de síndrome gripal com confirmação para Covid. E, principalmente, mostra que a vacinação veio para fazer a proteção da comunidade e diminuir o número de casos”, avalia.
Outro dado que chama a atenção é a redução no número de casos positivos. “Nas últimas duas semanas, de todo mundo que teve gripe e realizou o exame, apenas 1% confirmou para covid. Isso, em 2023, é o menor índice semanal de positividade. Além disso, nesse mesmo período, não houve nenhuma internação relativa a covid-19”, destaca Taíse Cavalcante.
Ações e monitoramento
Visando proteger a população contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde continua com ações e orientações aos cidadãos. A vacina está disponível para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos três shoppings da capital (inclusive aos sábados, nos shoppings).
Além disso, o Centro de Atendimento e Triagem a Síndromes Gripais, no bairro Coroa do Meio, continua aberto de domingo a domingo, com o atendimento direcionado. Já os hospitais municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) continuam atendendo às pessoas que estejam com sintomas gripais.
A diretora de Vigilância em Saúde, Taíse Cavalcante, explica que mesmo com o fim da pandemia, a população precisa continuar atenta aos cuidados para evitar a transmissão do vírus. “A gente continua dando todas as orientações necessárias para se evitar a transmissão da covid. Quem estiver com algum sintoma gripal, utilize máscaras. Orientamos que os idosos e gestantes continuem usando máscaras em locais fechados. Além disso, é importante manter o hábito de usar álcool em gel nas mãos”, afirmou.
O Comitê de Monitoramento de Emergências de Saúde Pública, comandado pela secretária municipal de Saúde, Waneska Barbosa, se reúne semanalmente para fazer o monitoramento epidemiológico e avaliação dos dados, visando verificar se estão aparecendo casos novos e orientar os trabalhos da equipe.
PMA