Após seu aguardado encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um outro encontro importante em sua agenda em Nova York. Lula se reunirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no fim da tarde de quarta-feira (20/9), no hotel onde o líder brasileiro está hospedado.
A oferta partiu de Lula, que propôs que a reunião com Zelensky acontecesse no local em que está hospedado, e, segundo fontes do governo brasileiro, o presidente ucraniano aceitou prontamente a proposta.
Essa será a primeira reunião bilateral entre Lula e Zelensky, marcando um importante momento de diálogo entre os líderes. Anteriormente, o presidente ucraniano havia tentado se encontrar com o líder petista durante a cúpula do G7 no Japão em maio, mas o encontro não pôde ser concretizado.
Além do encontro com Zelensky, Lula também tem uma agenda repleta de compromissos em Nova York. O presidente brasileiro está previsto para se reunir, nesta terça-feira (19/9), com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, segundo informações fornecidas por fontes do Ministério das Relações Exteriores brasileiro. Esses encontros bilaterais demonstram a importância e o prestígio internacional que Lula tem desempenhado desde seu retorno ao cenário político nacional.
P&P