A Assembleia Legislativa de Sergipe inicia o mês de outubro com palestras alusivas à saúde da mulher. O parlamentar manifestou apoio à causa em alusão ao movimento de conscientização para o controle do câncer de mama – Campanha Outubro Rosa.
O parlamentar prestigiou a palestra direcionada para a saúde feminina, ministrada pelos doutores, Maurício Resende, Carmem Luíza e Sabrina Lemos, a atividade, sessão que ocorreu dia 03 de outubro, às 09h, em sessão no Grande Expediente, de autoria da deputada Áurea Ribeiro, aberta ao público.
O Movimento Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com a perspectiva de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O índice de óbitos em decorrência desta doença segue alto no Brasil. Dados apresentados pelo governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde, revelam que o câncer de mama segue liderando o ranking nacional, como a principal causa de morte por câncer em mulheres.
Este indicativo é referente a um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre o mês de janeiro de 2022 e o primeiro trimestre deste ano. Os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram identificados no Sudeste (16,7 %) e Centro-Oeste (15,9%), seguidos pelo Nordeste (15,9%) e Sul (15,3%) (INCA, 2022).
Em Sergipe, a Lei Estadual de nº 7.526/2012, de autoria da ex-deputada Goretti Reis, institui a campanha como evento oficial em todos os 75 municípios sergipanos. Durante todo este mês, mulheres com idade entre 40 e 69 anos devem receber incentivos a mais para realizar exames mamográficos.
Foto- Cláudia Meireles