Poder & PolíticaPoder & Política
  • Home
  • Editorial
  • Política
  • Cidade
    CidadeMostre mais
    Justiça barra retomada da licitação do transporte coletivo determinada pelo TCE

    A Justiça de Sergipe manteve suspensa a licitação do transporte coletivo da…

    2 min tempo de leitura
    Secom reúne assessorias para alinhar estratégias de mídias digitais

    Com o objetivo de garantir uma comunicação institucional transparente e alinhada, a…

    5 min tempo de leitura
    Lagarto investe na qualificação da alimentação escolar com a Cozinha Experimental

    Na última quinta-feira, 31, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria…

    4 min tempo de leitura
    Mulheres de Barra dos Coqueiros são homenageadas por suas histórias de luta por igualdade de direitos e justiça racial e social

    Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e…

    3 min tempo de leitura
    Encerramento do Julho Amarelo leva vacinação, testagens e orientação à população de São Cristóvão

    A Prefeitura de São Cristóvão realizou, nesta quarta-feira (31), a ação de…

    8 min tempo de leitura
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Carreira
    CarreiraMostre mais
    Curso de Revestimento Cerâmico para mulheres promovido pelo Governo de Sergipe é concluído e garante qualificação profissional

    Foi concluído nesta sexta-feira, 1º, o curso de Revestimento Cerâmico para mulheres,…

    3 min tempo de leitura
    Secretaria de Estado do Trabalho divulga 20 vagas intermediadas pelo NAT

    Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo…

    3 min tempo de leitura
    NAT divulga 24 vagas de emprego em aberto nesta segunda-feira, 10

    O início da manhã desta segunda-feira, 10, no Núcleo de Apoio ao…

    3 min tempo de leitura
    Os concursos públicos para ficar de olho em 2025, incluindo Polícia Federal

    O governo federal anunciou na semana passada a realização de um novo…

    17 min tempo de leitura
    Inscrições para Concurso da PM de Sergipe são prorrogadas até 6 de fevereiro

    As inscrições para o concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) estão…

    2 min tempo de leitura
  • Variedades
    VariedadesMostre mais
    Excesso de telas na infância aumentaria risco de doenças cardiometabólicas

    Passar muito tempo em frente a uma tela – seja um tablet,…

    2 min tempo de leitura
    Refrigerante diet e saúde: o que um novo estudo descobriu sobre consumo diário

    Se existe uma bebida que segue gerando polêmica no campo da saúde,…

    3 min tempo de leitura
    Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS

    Planos de saúde terão a possibilidade de abater dívidas de ressarcimento ao…

    4 min tempo de leitura
    MEC anuncia revisão de dívidas do Fies; saiba como vai funcionar

    O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 28, as condições para…

    2 min tempo de leitura
    Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira

    Inscrições para o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed)…

    3 min tempo de leitura
Poder & PolíticaPoder & Política
  • Home
  • Política
  • Cidade
  • Brasil
  • Variedades
Pesquisar
  • Home
  • Categorias
    • Editorial
    • Política
    • Cidade
    • Brasil
    • Mundo
    • Economia
    • Carreira
    • Variedades
  • Contato
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2023 Poder & Política. Todos os direitos reservados.

Com Projeto de Redução de Danos, Prefeitura leva saúde e dignidade a pessoas em situação de rua

Publicado 16/11/2023
Compartilhar
8 min tempo de leitura
Fotos: Sergio Silva/Secom
Compartilhar
image_printImprimir

Muitas pessoas que vivem nas ruas, em situação de extrema vulnerabilidade social, podem fazer uso abusivo de álcool e outras drogas. Uma parcela dessas pessoas, por diversos motivos, não conseguem se livrar do problema, o que acaba deixando-as expostas a algumas situações de risco. Para tentar minimizar essa situação, a Prefeitura de Aracaju desenvolve o Projeto de Redução de Danos (PRD), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo desta ação é tentar reduzir as consequências negativas que o uso de álcool e outras drogas e a ausência da utilização de preservativos internos e externos nas relações sexuais podem proporcionar a essas pessoas.

O trabalho é realizado com muito cuidado e empatia de 16 redutores de danos que compõem as 8 regiões sanitárias de Aracaju. Esses profissionais que compõem o projeto têm como frente de atuação as ruas da cidade de Aracaju, da antiga Zona de Expansão à Zona Norte, além das Unidades de Saúde de Família (USFs), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), as Unidades Socioeducativas e as escolas. Os serviços ofertados são nas áreas de educação em saúde, como orientações sobre o uso prejudicial de álcool e outras drogas, prevenção e promoção da saúde, a importância do uso de preservativos internos e externos, entre outros.

“O projeto Redução de Danos existe em Aracaju desde 2002. O principal objetivo é proporcionar educação em saúde e redução de danos às pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas e às profissionais do sexo. A gente vai às ruas com alguns insumos como preservativos, lubrificantes, copos descartáveis, porque é importante que quem faz uso problemático de álcool, por exemplo, evite compartilhar o copo. Vamos aos locais onde identificamos que existem pessoas fazendo esse uso, ou em lugares previamente indicados pelas UBSs e demais equipamentos da rede de atenção à saúde para fazer essa orientação sobre o que é menos prejudicial”, explicou a coordenadora do projeto, Jayane Trindade.

Jayane Trindade – coordenadora do Projeto de Redução de Danos

Segundo ela, o trabalho de redução de danos não combate as drogas, mas tem como seu leque de possibilidades, estratégias de redução dos riscos psicossociais e físicos “As pessoas podem acabar ainda usando drogas, mas de uma forma menos prejudicial. Isso é muito importante porque a gente parte da perspectiva de que vai muito além do que é certo ou errado. Queremos encontrar, junto com a pessoa que faz uso problemático de drogas, estratégias que possam melhorar a vida dela”, afirmou.

 

Público
A maior parte do público é formada por pessoas em situação de rua, negras, com baixa escolaridade, em sua grande maioria do sexo masculino, entre 30 e 50 anos. De acordo com Jayane Trindade, também existe o acompanhamento de pessoas que têm residência, mas sempre no mesmo perfil, sendo a maioria homens. Também faz parte do público atendido mulheres trans, já homens trans não são encontrados com frequência nas ruas.

“A abordagem a essas pessoas é feita com muita empatia, o que reduz a resistência inicial. Depois dessa primeira aproximação, os agentes  redutores de danos criam um vínculo com os assistidos. Isso acontece também porque não chegamos apontando o erro de ninguém, mas sim com um diálogo respeitoso. Tudo isso faz parte das diretrizes do SUS, dos princípios da saúde mental, que é justamente o acolhimento e a escuta qualificada como base para demais encaminhamentos. Há uma certa resistência a depender da cena, mas na sua grande maioria isso é quebrado”, explicou.

Essas ações acontecem de segunda a sexta-feira e seguem uma agenda previamente planejada com alguns lugares que são visitados com mais frequência. Além disso, as equipes constantemente estão fazendo o mapeamento de outros locais, para identificar onde há pessoas nessas condições ou não.

 

Projeto
O Projeto de Redução de Danos da Prefeitura de Aracaju teve início em 2002 e, até 2004, contava com verbas advindas do Ministério da Saúde. Esses recursos federais deixaram de ser recebidos, mas devido aos bons resultados, a Prefeitura de Aracaju mantém até hoje com investimento municipal.

“O Projeto de Redução de Danos perpassa por um posicionamento  ético, político, que é o respeito à singularidade, ao cuidado e à liberdade deste sujeito. É extremamente importante quando a gente pega esse ponto e leva às diretrizes e portarias que fundamentam o SUS de Aracaju. Entender que aquele sujeito, independentemente do uso problemático de drogas, é alguém que tem direitos, e que todos os profissionais precisam ter esse posicionamento e esse respeito, isso é algo que deve se perpetuar e permanecer dentro do SUS de uma forma geral”, afirmou Jayane Trindade.

O redutor de danos, Anderson Pereira dos Santos, destaca que a principal ferramenta de trabalho é o vínculo com o usuário. “A gente cria essa aproximação e eles são como se fossem amigos. A gente aborda, faz a distribuição de preservativos, educação em saúde, redução de danos em relação ao uso de álcool. A gente distribui copos descartáveis para que eles não façam o uso compartilhado de álcool, visando evitar algumas doenças. Queremos fazer com que eles tenham uma autonomia de cuidado. Esse projeto atende àquelas pessoas que são excluídas da sociedade. Pessoas que, muitas vezes, não buscam algum serviço porque acham que não serão bem recebidas”, disse.

Anderson Pereira dos Santos – redutor de danos

Um dos moradores da cidade que são atendidos pela equipe, que vive próximo à Travessa Amapá, no bairro Siqueira Campos, se diz satisfeito com o projeto. “Tenho 41 anos, e moro aqui há mais de 33 anos. Esse projeto nos beneficia muito. Primeiramente pelo tratamento que nos dão. A equipe é muito atenciosa com a gente. Quando pedimos algo que estamos precisando, como remédios, eles nos ajudam”, disse.

Opinião semelhante teve outro morador do local, de 57 anos. “Sou pintor automotivo, faço uso de drogas, mas meu maior problema é o álcool. E tento me livrar, mas não consigo. Às vezes paro de beber por um tempo, mas depois eu volto. Esse projeto só veio para ajudar. A equipe nos traz mais saúde, respeito e principalmente a cidadania, pois a gente passa a ser visto”, declarou.

image_printImprimir

Compartilhe este artigo
Twitter Email Link Copiado
Artigo anterior Americanas registra prejuízo de R$ 12,9 bilhões em 2022
Próximo artigo Secretaria da Saúde recruta profissionais para rede materno-infantil de alto risco

Últimas Notícias

Lula sanciona MP que acelera atendimento de especialistas no SUS
Brasil
Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
Destaque
‘Sergipe é aqui’ completa 55 municípios contemplados pelo programa com edição em Graccho Cardoso
Destaque
Governo pode prorrogar Brasil Soberano, diz Teixeira
Destaque
Clima
29°C
Aracaju
céu pouco nublado
29° _ 29°
70%
8 km/h
qui
30 °C
sex
30 °C
sáb
31 °C

Acompanhe nossas redes sociais

Destaques Poder & Política

Justiça barra retomada da licitação do transporte coletivo determinada pelo TCE

A Justiça de Sergipe manteve suspensa a licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju, por meio de decisão tomada dentro…

2 min tempo de leitura
Leia Mais

Secom reúne assessorias para alinhar estratégias de mídias digitais

Com o objetivo de garantir uma comunicação institucional transparente e alinhada, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal…

5 min tempo de leitura
Leia Mais

Lagarto investe na qualificação da alimentação escolar com a Cozinha Experimental

Na última quinta-feira, 31, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou a II Edição…

4 min tempo de leitura
Leia Mais

Mulheres de Barra dos Coqueiros são homenageadas por suas histórias de luta por igualdade de direitos e justiça racial e social

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, a…

3 min tempo de leitura
Leia Mais
Poder & Política

Comunidades

Ingressar
Ingressar

Notícias

  • Política
  • Editorial
  • Brasil

Cotidiano

  • Cidade
  • Mundo
  • Saúde

Variedades

  • Cultura
  • Educação
  • Esporte

Mercado

  • Economia
  • Carreira
  • Tecnologia

Links Úteis

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contato

© 2025 Poder & Política. Informação é poder desde 2013. Todos os direitos reservados.

Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
adbanner
AdBlock detectado
Nosso site é um site com suporte de publicidade. Por favor, coloque na lista de permissões para apoiar nosso site.
Ok, vou colocar na lista de permissões
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?