Proprietários devem efetuar o pagamento para evitar multas e apreensão dos veículos
Proprietários de veículos com placas terminadas em 7 e registrados em Sergipe têm até 30 de agosto para efetuar o pagamento do licenciamento. Esse procedimento é obrigatório e garante que o veículo esteja em conformidade com as normas de trânsito estabelecidas pelos órgãos reguladores.
De acordo com a diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SE) Naleide de Andrade, o licenciamento de veículos também é uma fonte de arrecadação importante para as vias públicas. “Os valores arrecadados são revertidos em melhorias nas infraestruturas de trânsito, como manutenção de vias, sinalização e outros serviços essenciais para a segurança viária”, explica.
Outra vantagem de manter o licenciamento em dia está relacionada ao valor de mercado do veículo, como explica o gerente de Veículos do Detran-SE Clebson Pinto. “Com o licenciamento pago e a documentação em dia, o condutor garante que seu veículo não tenha pendências financeiras, bem como multas em aberto e impostos não pagos, o que facilita qualquer tipo de transação com aquele veículo”, afirma.
Riscos do licenciamento atrasado
Circular com o licenciamento vencido pode resultar em multas, apreensão do veículo e pontos na carteira do condutor. Além disso, o veículo não pode ser vendido ou transferido para outro proprietário sem a emissão da Autorização para a Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), tornando a transferência de propriedade impossível.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a falta de licenciamento é classificada como uma infração gravíssima, resultando em uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
INFORME PUBLICITÁRIO