O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu novas tarifas sobre o México por um mês após o México concordar em reforçar sua fronteira norte com 10.000 membros da Guarda Nacional para conter o fluxo de drogas ilegais, particularmente fentanil, disse ele na segunda-feira.
O acordo também inclui o compromisso dos EUA de agir para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México, disse a presidente mexicana Claudia Sheinbaum no X. Os dois líderes conversaram por telefone na segunda-feira, poucas horas antes das tarifas dos EUA sobre o México, China e Canadá entrarem em vigor.
O anúncio surpresa também aliviou um pouco a pressão sobre o peso mexicano.
Trump disse na segunda-feira que havia falado com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e que o faria novamente às 15h ET (2000 GMT). As tarifas sobre o Canadá e a China continuam prestes a entrar em vigor na terça-feira, e o Canadá anunciou tarifas retaliatórias.
Um alto funcionário canadense disse a um repórter do New York Times que Ottawa não está otimista de que uma suspensão semelhante esteja próxima, disse o repórter no X.
Falando em Washington no domingo, após retornar de sua propriedade em Mar-a-Lago, Trump indicou que os 27 países da União Europeia seriam os próximos na linha de fogo, mas não disse quando.
“Eles não levam nossos carros, eles não levam nossos produtos agrícolas. Eles levam quase nada e nós levamos tudo deles”, ele disse aos repórteres.
Líderes da UE reunidos em uma cúpula informal em Bruxelas na segunda-feira disseram que a Europa estaria preparada para reagir se os EUA impusessem tarifas, mas também pediram razão e negociação.
Com informações da Reuters