Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, na Sessão Plenária desta terça-feira (22), a deputada Áurea Ribeiro (Republicanos) destacou ações sociais realizadas no município de Lagarto durante a Semana Santa, parabenizou a cidade por seus 145 anos e teceu críticas à atual gestão municipal. A parlamentar também fez um apelo por união e respeito no cenário político.
Tradição solidária na Semana Santa
A deputada iniciou seu discurso destacando o espírito de união e solidariedade vivido durante a Semana Santa. Ela celebrou a continuidade da tradicional distribuição de peixes para famílias em situação de vulnerabilidade social, prática que, segundo ela, é um legado do ex-prefeito e deputado estadual Rosendo Ribeiro Filho, o “Ribeirinho” (1928-2019).
“Essa tradição é histórica. É um legado do saudoso Ribeirinho, que nos ensinou a fazer o bem sem olhar a quem, a dar água para quem tem sede e pão para quem tem fome”, afirmou.
Áurea parabenizou o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) e a ex-prefeita Hilda Ribeiro pela iniciativa, que, segundo ela, foi realizada de forma discreta e humanizada, com a entrega dos alimentos sendo feita de casa em casa. “Não precisou de holofotes, e sim de acolhimento. Eu sei que um peixe é pouco, mas o amor e o carinho de quem leva é de grande relevância e gratidão.”
A deputada também ressaltou que essa ação social nunca teve conotação política ou eleitoral: “Não era troca de voto. Era troca de solidariedade. Levando amor e recebendo amor.”
Reconhecimento aos 145 anos de Lagarto
Áurea Ribeiro também aproveitou o pronunciamento para homenagear Lagarto pelos seus 145 anos de elevação a cidade comemorados no ultimo domingo, 20.
“Embora não seja um momento fácil para a nossa cidade, sei do seu potencial e conheço a nossa gente, tão forte e trabalhadora.”
Apesar das comemorações, a deputada fez críticas à atual gestão municipal, alegando que a cidade enfrenta dificuldades por conta de decisões equivocadas do governo municipal. “O governante que aí está desfaz muito da nossa população. Passa para Sergipe que Lagarto está em estado de calamidade por culpa da gestão passada, o que nunca esteve. Pelo contrário, deixamos Lagarto nos trilhos do crescimento e do desenvolvimento.”
Ela questionou a incoerência entre o discurso de crise e o aumento de cargos comissionados na prefeitura.
“Quando uma empresa está falida, ela não emprega. Ela não tem condição nem de se manter, imagina de estar criando cargos e mais cargos.”
Apelo por união e respeito no Parlamento
Encerrando sua fala, Áurea reforçou o pedido por mais união e respeito no ambiente político e institucional.
“Vamos nos unir, vamos defender as pessoas que mais precisam. Vamos fazer um trabalho com amor e respeito, porque sozinho ninguém chega a lugar nenhum.”
Ela também elogiou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, por sua atuação à frente da Casa:
“Parabéns, presidente, pelo seu trabalho, pela forma como trata todos com lealdade e dedicação. Você é amigo dos amigos.”
Por fim, a deputada reafirmou seu compromisso com a população sergipana:
“Reafirmo meu compromisso com vocês de continuar lutando por melhores dias, por respeito, lealdade e coleguismo. Quando existir a palavra ‘respeito’, a nossa nação será bem melhor.”
Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese