Foi concluído nesta sexta-feira, 1º, o curso de Revestimento Cerâmico para mulheres, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a construtora Moura Dubeux e o Instituto Engenheiro Joaquim Correia. Com uma turma de 30 alunas, o curso contou com uma carga horária de 30 horas.
As alunas tiveram aulas teóricas, que aconteceram na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), no bairro Farolândia, em Aracaju, e com aulas práticas, realizadas nos canteiros de obras da construtora, na capital. Além do certificado de conclusão da qualificação profissional, as participantes tiveram direito ao café da manhã e almoço, além da camisa do projeto.
“Como é bom ver essas mulheres, algumas em situação de violência, inclusive, qualificando-se, buscando ampliar as possibilidades para entrarem no mercado de trabalho. Importante mostrar para as mulheres que elas podem ocupar todos os espaços, incluindo a construção civil. A gente agradece a parceria da Moura Dubeux para ajudar essas mulheres. É muito importante essa junção de esforços para transformar vidas, dando dignidade e oportunidade. E parabéns a cada participante que se dedicou e recebeu o seu certificado”, destacou a secretária da SPM, Danielle Garcia.
Na avaliação das alunas, a iniciativa foi positiva e representa uma chance de crescimento em um setor antes dominado por homens. “Eu sou uma das privilegiadas que teve essa oportunidade de qualificação e crescimento na área da construção civil, que era uma área muito vista só pelos homens. Mas, por meio destas instituições, as portas estão se abrindo para o universo feminino”, afirmou a contemplada Flaviana Oliveira, moradora de Aracaju.

Segundo a diretora de Inclusão Produtiva e Autonomia Econômica da SPM, Gabriela Fonseca, o intuito do curso foi a qualificação das mulheres visando a inserção no mercado de trabalho. “Mais especificamente na construção civil, que é majoritariamente masculina. Foi uma oportunidade incrível, onde essas mulheres estão saindo já com a oportunidade de emprego batendo a porta. E a gente só vai incluindo isso na geração de renda, na oportunidade de trabalho e fazendo com que essas mulheres se empoderem cada vez mais, sabendo que elas podem estar onde elas quiserem”, afirmou.
A gerente de incorporação da Moura Dubeux, Jouse Almeida, também ressaltou a importância da qualificação para reinserção no mercado. “Uma satisfação poder proporcionar, junto com a SPM, esse curso voltado para as mulheres, para que elas tenham um recomeço na área de cerâmica e revestimento cerâmico. É uma oportunidade para engrandecer e reinserir estas mulheres no mercado de trabalho”, salientou.
SECOM


