Nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Turismo, realizou a solenidade de conclusão da primeira etapa do Curso “Identidade do Artesanato Local”. Ao todo, cerca de 20 artesãos barracoqueirenses receberam suas certificações. Promovida pela administração municipal em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a capacitação abordou aspectos técnicos e práticos para valorizar a cultura local e fomentar o impulsionamento do turismo.
A iniciativa reflete o compromisso da administração municipal em enriquecer as técnicas e habilidades comerciais dos artesãos locais e em ressaltar a herança cultural da região. A capacitação abordou didáticas de identidade local e de comercialização, focando em aspectos como embalagem, precificação, estoque, etc.
A solenidade de entrega dos resultados contou com a presença do Secretário Municipal de Turismo, Sissinho Moura, que destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável do município. “Estamos testemunhando um passo significativo em direção à consolidação da nossa identidade cultural e ao fortalecimento do turismo local. Ao investir na capacitação dos nossos artesãos, não apenas estamos aprimorando suas habilidades, mas também impulsionando um setor crucial para a economia e o encanto da nossa Barra dos Coqueiros.”
O curso, ministrado pela especialista e professora do Projeto de Artes Visuais da UFS, Claudia Valéria de Moraes, proporcionou uma plataforma única para os artesãos aprimorarem suas técnicas e desenvolverem uma compreensão mais profunda das raízes culturais que permeiam suas criações. Os participantes exploraram uma ampla gama de conhecimentos tradicionais e contemporâneos para preservar a autenticidade das peças artesanais.
“Esse curso somou conhecimentos diversos. A primeira etapa da capacitação foi muito boa porque se deu após um levantamento realizado pela UFS das necessidades, pontos fortes, inclusive quanto à individualidade do produto. A gente analisou o fluxo do artesanato dentro da Barra e na próxima etapa realizaremos até mentorias individuais com cada um desses profissionais”, explicou Claudia.
Para a Secretária de Assistência Social, Miraci Lemos, o resultado da capacitação não apenas fortalecerá a identidade da comunidade, mas também aprimora a experiência profissional dos artesãos. “É fundamental para esses trabalhadores que estão se aprimorando e ressignificando seus saberes. Hoje, se forma mais uma turma de pessoas que podem se tornar multiplicadores de conhecimento. Com isso, todos ganham. Ganha a comunidade, a gestão, a assistência social”, disse.
A entrega dos certificados marcou o culminar de semanas de dedicação e empenho por parte dos participantes. A artesã, Joelina dos Santos, expressou seu orgulho em ver a seara florescendo. “Esse curso foi gratificante. Só de conhecer nossa identidade e saber dar valor ao nosso trabalho, pensando em coisas como precificação, etiquetas, embalagens, é muito gratificante. Eu trabalho com artesanato desde os sete anos. Minha fonte de renda é o artesanato. Honro o que eu faço e tenho orgulho de ser artesã”, contou.
A parceria entre a Prefeitura de Barra dos Coqueiros e a UFS demonstra o potencial de sinergia entre instituições públicas e acadêmicas na promoção do desenvolvimento local. Para Andreia da Silva Santos, presidente da Associação de Artesãos da Barra dos Coqueiros, ficou evidente que essa iniciativa está pavimentando o caminho para o município: mais vibrante, culturalmente rico e economicamente próspera.
“Esse curso foi e vai ser fundamental para o aprimoramento dos artesãos, principalmente para desenvolver uma arte que tenha características da cidade. A Barra está sendo agraciada com esse curso de capacitação tão importante para os artesãos e para a cidade. A Prefeitura está de parabéns por apoiar essa iniciativa”, afirmou Andreia.
SECOM/BARRA DOS COQUEIROS